sexta-feira, 4 de abril de 2014

Inclusão Social

Um novo olhar para a inclusão social.




Por: Pablo Eduardo

A inclusão social será que é apenas incluir por exemplo, um aluno surdo em uma sala de aula com um intérprete de Libras? Você acha que realmente isso é a inclusão?
Para que seja feita a inclusão das pessoas com deficiência na área social ou profissional com eficácia, é imprescindível que antes de tudo a gente perceba alguns aspectos essenciais. Para que não aconteça a integração e dar a sensação de estarmos juntos, mas ao mesmo tempo isolado de todos. Para entendermos melhor, observe a figura abaixo:
inclusao social


A inclusão não é só o ato de incluir e pronto. Inclusão é cooperação, é ajudar e está lá auxiliando as pessoas. Também é respeito, devemos respeitar as diferenças e facilitar as coisas para derrubar as barreiras da desigualdade. Inclusão é valorização das diferenças, todos nós temos diferenças e sempre temos algo para aprender uns com os outros.  Inclusão é melhoria, melhoria para todos nós.
Ainda temos muito que melhorar além da inclusão que já fazemos atualmente, ver a inclusão acontecer é ótimo. Fazer parte para que as coisas aconteçam é bastante gratificante. Seja você um gerador de inclusão, com certeza você vai aprender muito e consequentemente viver experiências inesquecíveis.
“Temos que viver a empatia todos os dias, se colocar no lugar do outro é a melhor forma para enxergar o mundo de outra forma”.
Lembre-se: Inclusão é Cooperar, Respeito, Valorização, Empatia e Melhoria.
Tenha um novo olhar para a inclusão social!

Pablo Eduardo
Estudante de RH, colunista da Revista Incluir e idealizador do projeto “Libras Diária

Fonte: http://librasdiaria.wordpress.com/2014/01/07/um-novo-olhar-para-a-inclusao-social/

Nenhum comentário:

Postar um comentário