sexta-feira, 19 de julho de 2013

Síndrome de DOWN

Médico Brasileiro recebe prêmio da Down Syndrome International

Zan Mustacchi é o primeiro latino-americano a receber prêmio da DSI
O geneticista e pediatra Zan Mustacchi recebeu o prêmio do Dia Internacional da Síndrome de Down, alta distinção oferecida pela Down Syndrome International a indivíduos que contribuem para a vida das pessoas com síndrome de Down. É a primeira vez que o prêmio, criado há quatro anos, é concedido a um latino-americano.
Com uma vida dedicada ao estudo e atendimento de pessoas com síndrome de Down, o Dr. Zan é referência nacional e internacional na área. Responsável pelo Departamento de Genética do hospital público Darcy Vargas em São Paulo e Diretor do CEPEC, Centro de Estudos e Pesquisas Clínicas, Zan também é coordenador de uma especialização lato-sensu em síndrome de Down. Além disso, é membro fundador da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, FBASD, e representante da federação no Conselho Nacional de Saúde.
Além de Zan Mustacchi, foram agraciados este ano na categoria científica o Professor Tony Holland, do Reino Unido, Chefe do Grupo de Estudo de Deficiências Intelectuais e do Desenvolvimento da Universidade de Cambridge, pioneiro nas pesquisas da relação entre síndrome de Down e Alzheimer, e a Professora Marie-Odile Réthoré, Diretora Médica do Instituto Jérôme Lejeune. A francesa, que dedicou a vida à pesquisa e aos cuidados de pessoas com síndrome de Down, foi colaboradora do Professor Lejeune, que descobriu o componente genético da trissomia.
Na categoria trabalho voluntário receberam o prêmio a autodefensora americana Karen Gaffney, nadadora de longa distância e presidente da Fundação que leva seu nome e promove a inclusão de pessoas com deficiência em todas as fases da vida, e Ratnasabapathy Sivanandam, de Cingapura, cofundador da Associação de Síndrome de Down e responsável por várias ações de inclusão na região da Ásia-Pacífico.
A cerimônia de premiação dos anos de 2013 a 2015 acontecerá no 12o. Congresso Mundial da Síndrome de Down em Chennai, na India, em agosto de 2015. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário