quinta-feira, 19 de junho de 2014

Guia da Pessoa com Deficiência - Informações

INSTITUIÇÕES DEDICADAS AO APOIO, DEFESA DE DIREITOS, REABILITAÇÃO E INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

- Rede de Reabilitação Lucy Montoro (Governo do Estado de São Paulo)
A rede é composta por unidades espalhadas pelo Estado de São Paulo. É fruto da parceria entre a Secretaria da Saúde e a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Governo do Estado de São Paulo.
Tipo de deficiência atendida: O foco é o público com lesão medular, amputação e má-formação, lesões encefálicas do adulto, paralisia cerebral e dor incapacitante.
- AACD - Associação de Assistência à Criança Deficiente
Entidade privada, sem fins lucrativos, promove reabilitação e integração de crianças, adolescentes e jovens.
Tipo de deficiência atendida: Paralisia cerebral, lesão medular, lesão encefálica adquirida infantil e adulto, mielomeningocele, malformações congênitas, amputados, doenças neuromusculares e poliomielite.
- APAE de São Paulo
Entidade que atua em todo o país, promovendo a prevenção e difusão do conhecimento a respeito da deficiência intelectual, assim como a inclusão de pessoas nessa condição, através de: ambulatório, educação especializada, qualificação e inclusão profissional e garantia dos direitos. Atua da infância à terceira idade.
Tipo de deficiência atendida: deficiência intelectual
Observação: o site acima é da APAE do Estado de São Paulo. As unidades que atuam no Brasil todo são coordenadas pela Federação Nacional das APaes.
- Fundação Dorina Nowill
Além de oferecer gratuitamente reabilitação, clínica de visão subnormal, a entidade também atua na produção e distribuição gratuita de livros braille, falados e digitais acessíveis, diretamente para pessoas com deficiência visual e para mais de 1.400 escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil. Atua também na orientação voltada à empregabilidade de pessoas com deficiência visual.
Tipo de deficiência atendida: deficiência visual
- LARAMARA - Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual Presta serviços de caráter socioassistencial por meio de serviço de proteção social especial para pessoas com deficiência (incluindo idosos) e suas famílias. Também realiza assessoramento, defesa e garantia de direitos.
Tipo de deficiência atendida: deficiência visual
- ADEVA - Associação de Deficientes Visuais e Amigos
Atua na capacitação de pessoas com deficiência visual para o mercado de trabalho, através de cursos gratuitos, promovendo eventos palestras e oferecendo assessoria a companhias públicas e privadas.
Tipo de deficiência atendida: deficiência visual
- Instituto Benjamin Constant
Centro de Referência, em nível nacional, para questões da deficiência visual. Possui uma escola, capacita profissionais da área da deficiência visual, assessora escolas e instituições, realiza consultas oftamológicas à população, reabilita, produz material especializado, impressos em Braille e publicações científicas.
Tipo de deficiência atendida: deficiência visual
- INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos
Faz parte da estrutura do MEC (Ministério da Educação) e constitui um Centro de Referência Nacional na Área da Surdez. Seu papel é subsidiar a formulação de políticas públicas e de apoiar a sua implementação no âmbito da educação de crianças, jovens e adultos.
Tipo de deficiência atendida: deficiência auditiva
- FENEIS - Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos
Trabalha para representar as pessoas surdas, tendo caráter educacional, assistencial e sociocultural. Possui unidades regionais em diversos Estados do Brasil.
Tipo de deficiência atendida: deficiência auditiva
- IBDD - Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Entidade não governamental que atua em defesa dos direitos e inclusão pelo trabalho das pessoas com deficiência
Tipo de deficiência atendida: todas
- ABOI - Associação Brasileira de Osteogenesis Imperfecta
Única organização nacional, voluntária, dedicada a ajudar os portadores de OI a lidarem com os problemas associados a esta doença. Atua na divulgação da doença; no auxílio às ações coletivas junto aos órgãos de saúde e justiça e no incentivo à pesquisa sobre a doença.
Tipo de deficiência atendida: osteogenesis imperfecta (fragilidade óssea)
- Associação Brasileira dos Portadores da Síndrome da Talidomida
Visa resgatar direitos e obter condições mínimas para a exigibilidade de convivência do cidadão com deficiência na sociedade.
Tipo de deficiência atendida: talidomida (síndrome caracterizada pela aproximação ou encurtamento dos membros)
- Guia USP Acessível (Programa USP Legal)
Este guia apresenta os serviços oferecidos pela Universidade de São Paulo, que englobam tratamento odontológico e de saúde (fisioterapia, ambulatório, atividade física, fonoaudiologia, etc.); atendimento psicológico; orientação profissional; orientação educacional, entre outros. Alguns são voltados para a comunidade USP (alunos e funcionários), outros são abertos ao público em geral, mediante triagem prévia.
- Relação de Serviços de Reabilitação de todo o Brasil (Ministério da Saúde)
O Portal da Saúde, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, disponibiliza listas de unidades especializadas, em todo o país, que estão qualificadas para atender às pessoas com deficiência. As listas estão ordenadas por tipo de reabilitação (física, auditiva, visual, etc).

DISSEMINAÇÃO DE INFORMAÇÕES SOBRE DEFICIÊNCIA E INCLUSÃO

- Rede SACI
Desenvolvida pela Universidade de São Paulo (USP), atua como facilitadora da comunicação e da difusão de informações sobre deficiência, visando a estimular a inclusão social e digital, a melhoria da qualidade de vida e o exercício da cidadania das pessoas com deficiência. Atua nas questões de acessibilidade, educação e trabalho.
- Centro de Informação Rui Bianchi
Mantido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, é uma biblioteca virtual que visa a disseminação de informações sobre os direitos das pessoas com deficiência.
- Entre Amigos
Rede de Informações sobre deficiência
- Bengala Legal
Apresenta artigos sobre acessibilidade, inclusão social, desenho universal e políticas públicas que regem os assuntos sobre pessoas com deficiência.
- Acessibilidade Brasil
Reúne informações sobre acessibilidade e desenho universal
- Acessibilidade Legal
Aborda temas como acessibilidade na web e tecnologias assistivas - termo usado para identificar os recursos que contribuem para proporcionar e ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência.
- Observatório de Reabilitação e Tecnologia Assistiva
Canal de informações sobre produtos de tecnologia assistiva para pessoas com deficiência. É operado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
- Portal Nacional de Tecnologia Assistiva
Desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia Social, o portal objetiva a troca de informações e conhecimentos entre as iniciativas na área de tecnologia assistiva.
- MOLLA - Movimento pelo Livro e Leitura Acessíveis no Brasil
Movimento que tem como objetivo incluir não apenas as pessoas com deficiência visual, mas também, qualquer pessoa com alguma deficiência que dificulte ou impeça a leitura do livro convencional.


LIBRAS

LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) é a língua de sinais oficial utilizada pelos surdos no Brasil. Cada país possui a sua própria língua de sinais, em razão das diferenças entre as culturas. Inclusive, mesmo os regionalismos e expressões de cada região ou Estado do país também são abrangidos, como ocorre no correspondente falado.
Na internet, você encontrará alguns dicionários de Libras para consulta - recomendamos o do Acesso Brasil e do Libras.org.br. A legislação sobre a LIBRAS pode ser consultada no site da FENEIS.
Se você tem interesse em cursos de LIBRAS, abaixo deixamos algumas sugestões:

BIBLIOTECAS COM ACERVO EM BRAILLE E LIVROS FALADOS

CAPITAL E REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO
Localizada no Centro Cultural São Paulo, a biblioteca reúne mais de 6 mil títulos, entre livros em braille e audiolivros, além de computadores com programas específicos para a acessibilidade dos usuários. O acervo inclui obras didáticas e paradidáticas para alunos do ensino fundamental, médio e universitário, literatura infanto-juvenil, obras de ficção, com clássicos da literatura brasileira e portuguesa e periódicos falados. Ela faz parte do Sistema Municipal de Bibliotecas da Prefeitura de São Paulo.
Informações gerais
Endereço: Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3397-4088
E-mail: bibliotecabraille@prefeitura.sp.gov.br
Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 10h às 19h; sábados e feriados, das 10h às 18h. (A entrada é permitida até 30 minutos antes do fechamento)
Além da Biblioteca Louis Braille, existem outras bibliotecas públicas que possuem livros em Braille. Outro recurso interessante é a lupa eletrônica, que facilita a leitura para pessoas com baixa visão. Mais informações e contatos dessas bibliotecas você encontra no site da Prefeitura.

Conta com um acervo de mais de 1.600 títulos falados, disponível para empréstimo aos deficientes visuais de todo o país. Entre os assuntos estão clássicos da literatura nacional e estrangeira, obras de leitura obrigatória para vestibulares e “best-sellers”. Os livros podem ser enviados pelos Correios. As regras para os empréstimos estão descritas na página da biblioteca.
Informações gerais
Endereço: Rua Doutor Diogo de Faria, 558 - São Paulo - SP
Telefones: (11)5087-0991 / 5087-0990
E-mail: biblioteca@fundacaodorina.org.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Acervo de livros falados e em braille, voltado para pessoas com deficiência visual, visão sub-normal e deficiência múltipla. O espaço também possui uma impressora Braille e oferece os seguintes serviços:
- Aulas de Informática para deficientes visuais e pessoas com visão subnormal
- Oficina de Reforço de Braille para deficientes e videntes
- Serviço de digitalização, impressão em braille e gravação em áudio
- Empréstimo de livros, CDs (de música e livro), DVDs. Neste caso, é necessário realizar cadastro gratuito.
Informações gerais
Endereço: Avenida Engenheiro Eusébio Stevaux, 823 - São Paulo - SP
Telefones: (11) 5682-7450 / 7454 / 7495
Fax: (11) 5682-7450
E-mail: bibliotecacampussenac@sp.senac.br
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas; sábados, das 8 às 13 horas

A biblioteca é subordinada à Prefeitura de Diadema e atende a pessoas com todo o tipo de deficiência (intelectual, física, visual e múltipla). Há publicações em Braille e livros falados (inclusive há, também, serviço de transcrição braille e gravação de livros falados); intérpretes de Libras, entre outros serviços.
Informações gerais
Rua Bernardo Lobo, 263, Vila Nogueira - Diadema - SP
Telefone: (11) 4071-9684
E-mail: bbinclusao@diadema.sp.gov.br
Horário de atendimento: de segunda e sexta-feira, das 9 às 18 horas

- Espaço Braille - Biblioteca Monteiro Lobato (São Bernardo do Campo)
O acervo faz parte da Biblioteca Monteiro Lobato, gerida pela Prefeitura de São Bernardo do Campo. Conta 1.500 títulos em braille, além de 50 livros falados. Também possui equipamentos especiais de escrita e impressão de textos para cegos e pessoas com baixa visão.
Informações gerais
Endereço: Rua Jurubatuba, 1415, Centro - São Bernardo do Campo - SP
Telefone: (11) 4125-1059
E-mail: braille.sbc@gmail.com
Horário de funcionamento: de segunda e sexta-feira, das 9 às 16 horas

O espaço faz parte da Biblioteca Monteiro Lobato, em Guarulhos. Oferece atendimento especialmente direcionado às pessoas com deficiência visual, facilitando o acesso a livros didáticos, paradidáticos, infanto-juvenis, romances etc., ampliados ou transcritos ao Sistema Braille ou gravados em CDs. Há equipamentos especiais para leitura e produção de textos para cegos e pessoas com baixa visão.
Informações gerais
Endereço: Rua João Gonçalves, 439 - Centro - Guarulhos - SP (no prédio da Biblioteca Monteiro Lobato)
Telefone (11) 2087-6900
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30

INTERIOR
O espaço faz parte da Biblioteca Pública Municipal “Prof. Ernesto Manoel Zink”. Possui 800 títulos em Braille e 100 em livros falados. As obras tratam das mais variadas áreas do conhecimento, como religião, psicologia, saúde, educação, literatura, literatura infantil, entre outras.
Informações gerais
Endereço: Avenida Benjamin Constant, 1.633 - Centro
Telefone: (19) 2116-0423
E-mail: biblioteca.zink@campinas.sp.gov.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas

A Biblioteca Central, que faz parte do Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de São José do Rio Preto, possui uma seção Braille em seu acervo.
Informações gerais
Endereço: Praça Jornalista Leonardo Gomes, 01 - Centro
Telefone: (17) 3202-2316
E-mail: biblioteca.sjriopreto@ig.com.br / biblioteca@riopreto.sp.gov.br

A biblioteca possui uma seção com acervo em Braille.
Informações gerais
Endereço: Rua Saldanha Marinho, 333 – Centro
Telefone: (19) 3433-3674
E-mail: bibliotecadepiracicaba@hotmail.com / bibliotecamunicipal@piracicaba.sp.gov.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas; sábados, das 8 às 12 horas

A biblioteca possui uma parte do acervo voltada para deficientes visuais, com 90 títulos em Braille, áudio books, livros gravados em fitas k7 e em cds.
Informações gerais
Endereço: Avenida Quinze de Novembro, 99 – Centro
Telefone: (12) 3921-7682
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h15 às 17 horas; sábados, das 8h15 às 13 horas

O CEAB atende os alunos com necessidades especiais da instituição de ensino e também oferece atendimento à comunidade externa.
O Centro disponibiliza computadores com acesso à internet para a realização de pesquisas, conversor de textos para impressão em Braille, scanner de mesa, gravadores de CD e fones de ouvido, com vistas a oferecer os recursos necessários ao processo ensino-aprendizagem aos alunos com necessidades especiais. A equipe também executa a gravação (leitura em voz) de matérias específicas quando solicitadas.
Informações gerais
Endereço: Avenida Tiradentes, 500 - Centro
Telefone: (12) 3624-3133
E-mail: angelita@unitau.br
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira: das 8 às 21h45

- Biblioteca Samest e Sala de Leitura em Braille (Hortolândia)
Rua Pico da Bandeira, 220 – Jardim Everest
Telefone: (19) 3809-37290
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas

Esta não é uma biblioteca, mas pode ser bastante útil para quem quer aprender Braille na internet. Trata-se de um curso on-line, desenvolvido pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

INCLUSÃO DIGITAL

Na Capital há um posto do Acessa São Paulo (programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo), em parceria com a ADEVA (Associação de Deficientes Visuais e Amigos). Neste posto, deficientes visuais podem utilizar computadores adaptados à sua condição.
Localizada na Escola Estadual Lasar Segall, oferece cursos de capacitação que ensinam os usuários a navegar e utilizar os softwares de acessibilidade ao computador. O trabalho na associação facilita também a inserção no mercado de trabalho de alunos e usuários.
Endereço: Rua São Samuel, 174 - Vila Mariana - São Paulo - SP
Telefones: (11) 5084-6693 / 5084-6695
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h30

CULTURA E LAZER

Reunimos informações sobre alguns equipamentos de cultura e lazer (museus, parques, etc) que contam com espaços adaptados e/ou atividades e serviços voltados para pessoas com deficiência.
Tem o propósito de reunir em um só espaço fotografias, documentos, manuscritos, áudios, vídeos e referências aos principais personagens, às lutas e às várias iniciativas que incentivaram as conquistas e melhores oportunidades às pessoas com deficiências, principalmente em um dos períodos mais importantes da história sócio-cultural e política do movimento de luta das pessoas com deficiência, que ocorreu no início dos anos 80. Está ligado à Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo.
Informações gerais
Endereço: Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564 - Portão 10 - Barra Funda - São Paulo - SP
Telefones: (11) 5212-3700 / 5212-3727
E-mail: memorial.sedpcd@sp.gov.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 10 às 17 horas
Podem ser agendadas visitas inclusivas, mas também há recursos para visitas sem marcação.

Site que oferece informações sobre a acessibilidade dos equipamentos culturais da cidade de São Paulo. Aqui você encontra: teatros, museus, cinemas, centros culturais, casas de espetáculos e bibliotecas. O projeto foi realizado pelo Instituto Mara Gabrilli. Além dos aspectos de infra-estrutura, foram avaliados a existência de serviços e formas de atendimento adaptados ao público especial.

TRILHA SENSORIAIS
As trilhas sensoriais são percursos, adaptados para pessoas com deficiência, em locais de visitação ao ar livre e próximos à natureza, como os parques. Aqui você encontra alguns locais que contam com trilhas sensoriais.
O Zoológico conta com equipamentos adaptados às pessoas com deficiência (banheiros adaptados, carrinhos elétricos) e programas de visita monitorada específicos. A trilha sensorial é feita com olhos vendados (para pessoas com deficiência normal), visando uma maior interação com o meio ambiente e reflexão sobre o cotidiano do deficiente visual.
Acesse a página de acessibilidade do Zoológico para saber mais.

O Pomar Urbano é um projeto da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo que visa arborizar as margens do Rio Pinheiros e viabilizar sua manutenção, através do tratamento de água para sua irrigação. Além da questão ambiental, o projeto atende à formação profissionalizante (através da formação de jardineiros) e à educação ambiental (com projetos voltados para crianças e para a população em geral). O Pomar Urbano passará a ter uma trilha sensorial.
Clique aqui para mais informações.

O Jardim Botânico de Campinas, subordinada ao Instituto Agronômico (IAC), conta com um jardim sensorial. Esse espaço foi pensado para aproximar o ambiente de pessoas com deficiência visual e auditiva. Os nomes das plantas estão grafadas nas placas em Braille. As pessoas com visão normal também podem fazer o percurso com olhos vendados.
Para conhecer um pouco mais sobre o Jardim Sensorial, acesse a notícia publicada no Portal do Governo do Estado de São Paulo que fala um pouco sobre o local.

O visitante, não importando sua idade ou condicionamento físico, percorre com os olhos vendados e descalço, sob a orientação de um monitor que estimulará a utilização do paladar, do olfato, do tato e da audição. O objetivo é sensibilizar para a conservação da natureza e a utilização dos recursos naturais de forma sustentável. Há uma trilha sensorial adaptada às pessoas com deficiência visual.
Caso tenha interesse em mais informações sobre o local, ligue no (11) 5517-6707 ou envie uma mensagem para pe.guarapiranga@fflorestal.sp.gov.br

CARTILHAS E PUBLICAÇÕES

Fonte: http://www.bibliotecavirtual.sp.gov.br/especial/201212-pessoacomdeficiencia.php#libras

Nenhum comentário:

Postar um comentário