terça-feira, 10 de julho de 2012

Dia Mundial de Saúde Ocular

Brasília - Há no mundo aproximadamente 39 milhões de cegos, cerca de 285 milhões de pessoas com alguma deficiência visual e 135 milhões em risco de cegueira. A prevenção é importante para alterar este quadro que o último relatório do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) divulgou e evitar a previsão de que, em 2020, o número de cegos no planeta atinja 76 milhões de pessoas. Para alertar a população sobre os benefícios das práticas preventivas, 10 de julho é Dia Mundial da Saúde Ocular.
No Brasil, que detém cerca de 2,38% da população mundial, a estimativa é de que existam mais de um milhão de cegos e que o contingente de deficientes visuais alcance quatro milhões de pessoas, calcula o oftalmologista Canrobert Oliveira do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB).
Ele lembra que cerca de 60% das cegueiras são evitáveis, 40% têm conotação genética, 25% são originadas por infecções e 20% dos casos de perda de visão já instalados são recuperáveis.
Aprender - É importante ainda, adverte o médico, que a população do Brasil e os gestores públicos estejam atentos ao dado de que no País, 30% das crianças em idade escolar apresentam problemas de refração (grau) e este fator interfere diretamente na aprendizagem e no desempenho das atividades. “O número é impressionante, representa mais de nove milhões de crianças entre sete e 14 anos de idade portadoras de dificuldades para enxergar o suficiente para aprender”, frisa Canrobert.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 500 mil crianças ficam cegas no planeta a cada ano.
O médico do HOB destaca que as causas dessa estimativa são evitáveis e tratáveis, quando detectadas em tempo. Canrobert alerta para a necessidade dos exames oftalmológicos preventivos regulares desde a primeira infância (até os 4 anos de idade). Essas avaliações podem identificar por exemplo uma cicatriz corneana, doenças infecciosas e retinopatia da prematuridade, além da catarata congênita e glaucoma em tempo de tratá-las e impedir a perda da visão.
Também a ambliopia é prevenível de forma a evitar um quadro de cegueira infantil quando tratada devidamente até os oito anos de idade, cita o médico. Cerca de metade das crianças cegas no mundo tem o problema originado em causas evitáveis, tratáveis e preveníveis na infância.
Olhinho - Canrobert destaca a importância da difusão e conscientização da população sobre o teste do olhinho. O teste ainda é menos conhecido pelos pais do que deveria. “Permite o diagnóstico precoce de catarata, glaucoma congênito, opacidades de córnea, tumores intraoculares, inflamações intraoculares ou hemorragias intravítreas em recém-nascidos, antes mesmo de receberem alta da maternidade”, explica. O Teste é feito no berçário.
Adultos - Entre os adultos, as principais causas de cegueira evitável são a catarata, o glaucoma, a retinopatia diabética e a degeneração macular relacionada a idade.
Os problemas de refração, que muitas vezes impedem uma pessoa com mais de 40 anos exercer plenamente sua capacidade produtiva, também são frequentes. Após os 40 anos, 100% da população apresenta, por exemplo, processo de vista cansada (presbiopia), isto no Brasil representa mais 60 milhões de pessoas, calcula o médico.
Entre os que têm menos de 40 anos, a estatística mundial mostra que o astigmatismo e a miopia ocorrem em 30% dos indi­víduos com menos de 40 anos, isto é cerca de 37 milhões de pessoas no caso do Brasil. Somam-se a esta estatística casos de hipermetropia.
Linha de tempo – Diante das patologias oftalmológicas mais comuns em cada faixa etária, Canrobert Oliveira enfatiza, “durante toda a trajetória de vida, as pessoas necessitam de atenção à saúde ocular”.
Casos mais frequentes em cada período: De zero a oito anos - ambliopia, cicatriz corneana, doenças infecciosas e retinopatia da prema­turidade, catarata congênita e glaucoma congênito. De 8 a 40 anos - astigmatismo, miopia, hipermetropia, doenças infecciosas. Acima de 40 anos - presbiopia, catarata, glaucoma,hipermetropia, retinopatia diabética e degeneração macular relacionada a idade.


 Fonte: http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=209510

Nenhum comentário:

Postar um comentário