segunda-feira, 13 de março de 2017

DEIXAR A CRIANÇA DE “CASTIGO” É UMA EDUCAÇÃO SAUDÁVEL?


Muitos pais vivem cheios de dúvidas quando o assunto é comportamento problemático. Eles querem saber o que fazer quando a criança age de maneira inadequada, por exemplo. A questão do castigo sempre é trazida para as discussões em grupo, pelo fato de sua eficácia ser rechaçada por uns e comprovada por outros. Além disso, os responsáveis pelo pequeno precisam saber quando deixar a criança de castigo.
O detalhe disso tudo, porém, é que determinadas atitudes, se aplicadas de maneira equilibrada, podem ser de fato muito boas para educar. Adiantamos aqui que qualquer tipo de violência deve ser combatido.

Que castigos devem ser aplicados?

A palavra castigo é carregada de lembranças ruins, principalmente por pessoas nascidas em décadas passadas, pois a criação tendia ser muito mais rígida. Com isso, a integridade física era o principal alvo com as surras de chinelos, cintas, panos, etc. A violência física e mental nunca deve ser usada. Seu filho não merece, além de ser crueldade e crime.
No caso de um pequeno com TEA (Transtorno do Espectro do Autismo), é preciso ter muito cuidado, pois cada um apresenta uma característica. A conversa é sempre o melhor caminho. Não se prive de conversar, não economize nas orientações.
Quando a criança agir de forma desrespeitosa e inadequada, o melhor que tem a se fazer é conduzi-la a um canto da casa para que ela fique por lá o tempo estipulado por vocês, pais. Mas esse período é crucial para educá-la, uma vez que a criança poderá refletir sobre suas atitudes.

Importante para um castigo

É aconselhável que a criança seja impedida de ter acesso a algum objeto (brinquedo) ou de sair do local. Caso ela saia do canto em que fora colocada, você deve conduzi-la novamente.

Comunicação é um detalhe bastante relevante

Durante o castigo, a criança pode fazer pequenas provocações, como se estivesse a fim de estabelecer uma conversa.
Enquanto ela estiver no castigo, procure falar sobre o comportamento que levou o pequeno a essa punição. Mas é importante que a conversa seja franca e que não o intimide. É sempre bom lembrar que a partir disso, a criança pode realmente levar suas orientações a sério.

Elogios que ajudam a melhorar o comportamento da criança

Quando a criança estiver no castigo e mostrar sinais de que quer se desculpar, elogie qualquer gesto positivo que ela demonstrar. Eis aí mais um motivo para sentar com o pequeno e explicar que o comportamento inadequado é ruim.

Para que serve um castigo?

Para mostrar que determinadas atitudes não são adequadas. Geralmente, os pais aplicam-no depois de advertir a criança sobre algum comportamento problemático, por exemplo.
Tanto em autistas ou não, o castigo tal como mostramos aqui pode ser eficaz para educar o pequeno a discernir comportamentos adequados de reprováveis.
É válido relembrar que embora a educação se dê em casa, estímulos vindos da escola e de outros profissionais são essenciais no oferecimento de uma vida melhor à criança.
Eduque, mas sem violência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário