domingo, 21 de abril de 2013

Seminário


I Seminário Paulista sobre Transtornos e Distúrbios de Aprendizagem


Dia: 25/05/2013
Horário: 08h às 18h
Local: Av. Nossa Senhora de Sabará, 765 - Chácara Flora - São Paulo
E-mail: contato@creativeideias.com.br
Telefone: (21) 2577 8691 | (21) 3246 2904 | (21) 8832 6047 (oi) | (21) 8189 1109 (Tim)
Carga Horária do certificado de participação: 10 horas.

PÚBLICO ALVO:
Professores, Psicólogos, Neurocientistas, Psicopedagogos, Fonoaudiólogos, Pedagogos, Terapeuta Ocupacional, Educador Físico, Fisioterapeuta, Familiares, Mediadores (Estagiários, Monitores e/ou Facilitadores) e Estudantes de Graduação e/ou Pós e demais interessados no assunto, além de profissionais das áreas de saúde e educação.


PALESTRANTES:

Dislexia - Aspectos Neurológicos

Ementa:
Dr. Abram Topczewski - Mestre em Neurologia pela FMUSP, Doutor em Neurociências pela FCMUNICAMP, Neuropediatra do Hospital Albert Einstein, Diretor da Clínica de Enurese no Hospital Albert Einstein, Vice Presidente da Associação Brasileira de Dislexia (ABD) e Autor dos livros: Hiperatividade, Dislexia, Cefaléia na infância e adolescência, Convulsões na Infância e adolescência, Aprendizado e desabilidades, Xixi na cama nunca mais. CRM 16-245

Orientações para Pais e Professores sobre o TDAH
Ementa: O TDA/H vem ganhando lugar na mídia, nos consultórios médicos, psicológicos e psicopedagógicos, na educação e na tendência da moda educacional e contemporânea: para tudo tem um nome, uma resposta, uma certeza. Preencher é o lema! A ideia deste livro é o oposto destas respostas prontas e dessas certezas estabelecidas. O momento educacional contemporâneo nos convoca ao esvaziamento, deixar tantas certezas e começar a nos interrogar: Por que crianças e jovens andam "hiperativos" e desatentos?
A proposta não é fruto de pesquisa acadêmica (ainda) e, sim, de uma experiência de um ?sujeito aluna-filha-mãe-educadora? que vem sustentando seu desejo em falar da educação de um outro lugar, um lugar de possibilidade, de alguém que se implica no processo de educar, que escuta, que observa e, principalmente, de alguém incompleto, que se mantém em movimento, apesar de suas dificuldades. É a possibilidade de um (re)encontro com nossa (des)atenção diária diante do aumento aceito considerável de crianças e jovens ?diagnosticadas? e nomeadas muitas vezes por pais e professores como ?portadores? de TDAH.
Jane Patricia Haddad - Mestranda em Educação (pela Universidade TUIUTI em Curitiba-PR); Pedagoga (PUC-MG) com especialização em Psicopedagogia (UNI-BH); Docência do Ensino Superior pela (Newton Paiva) ; Formação em Psicanálise ( Círculo Psicanalítico de Minas Gerais); Psicanálise Hospitalar (Hospital Mater Dei - MG). Atuou por mais de 22 anos em Escolas como Professora, Coordenadora Pedagógica e Diretora.  Uma das fundadoras do Arbórea Instituto em Belo Horizonte. Atua também em sua Clínica Bio Center além de outras atividades. É colunista na Direcional Escolas e Autora dos livros: Educação e Psicanálise: Vazio existencial e O Que Quer a Escola: Novos Olhares resultam em Outras Práticas, ambos publicados pela editora wak no Rio de Janeiro. 

Discalculia
Ementa:
Quézia Bombonatto - Bacharel em Matemática; Fonoaudióloga; Especialista em Psicopedagogia; Presidente Nacional da Associação Brasileira de Psicopedagogia ABPp e autora dos livros: "História da Psicopedagogia e da ABPp no Brasil" e do "Temas Interdisciplinares na Educação", editados pela WAK.

Transtornos Emocionais no Processo de Aprendizagem: os problemas psicológicos e sua interferência em sala de aula na Educação Infantil
Ementa: Apresentar um novo olhar sobre as questões emocionais que envolvem o desenvolvimento da criança e jovens, e como estes transtornos afetam o desempenho escolar. Muitas vezes estes transtornos podem ser confundidos com outros que afetam a aprendizagem. Apresentar um modelo de relacionamento afetivo emocional, das etapas do desenvolvimento humano, para que o educador possa compreender o que acontece, tanto com ele quanto com seus alunos.
Dirceu Moreira - Psicólogo (Univ. São Marcos), Pedagogo (Unicastelo), Dr. Honoris causa em psicologia das relações humanas - University Of the European People e Univesidade Del Pueblo de Europa-Malaga Espanha, formação em análise transacional e Pratictionner em PNL e outros cursos. Psicoterapeuta, autor de 13 livros e Colunista e autor de vários artigos publicados em sites, jornais, colaborador da revista Aprendizagem e da Direcional Educador.


Processamento Sensorial para a escola
Ementa:
Ariela Goldstein - Graduação PUC Campinas - Pós Graduação em Desenvolvimento Infantil pela UFMG - Certificação Internacional em Integração Sensorial pela Universidade do Sul da Califónia (em andamento). Atualmente realizo atendimento clínico, home care e orientação escolar; em crianças com distúrbios no desenvolvimento, especialmente com base neurológica como, por exemplo, crianças com distúrbios leves de aprendizagem e coordenação, déficits de integração sensorial, autismo, síndrome de Down, entre outros.


INVESTIMENTO:

- ATÉ 26/04/13 - de R$ 120,00 por:
R$ 80,00 - individual (cartão) - parcele em até 3 vezes sem juros
R$ 70,00 - individual (depósito)
R$ 60,00 - por inscrito (depósito) - grupo a partir de 4 pessoas

Realização: Creative Ideias
Apoio: WAK Editora e Desconto SP

Transtornos SP.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário