quarta-feira, 10 de abril de 2013

Informações


Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida

Logotipo Acessibilidade e Inclusão

Endereço


Rua Líbero Badaró, 425 - 32º andar - Centro
Telefone: (11) 3913-4000

Dúvidas e sugestões


SAC


02/04/2013 18h38

Poder público, empresas e sindicatos debatem inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Encontro aconteceu na sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em São Paulo e reuniu representantes da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, empresas, sindicatos e entidades.
Imagem do post
Marianne Pinotti citou a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho como uma das prioridades da Secretaria

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) participou da primeira reunião da Câmara Paulista de Inclusão no Mercado de Trabalho em 2013. O encontro aconteceu neste dia 02 de abril, na sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/SP) em São Paulo, e contou com as presenças da secretária municipal Marianne Pinotti, do secretário adjunto Tuca Munhoz, do superintendente regional do SRTE/SP, Carlos Zimmermann Neto, além de representantes das secretarias municipais do Trabalho; da Assistência e Desenvolvimento Social; da secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, sindicatos, empresas e entidades.

O objetivo desta reunião, que acontece bimestralmente, é abrir espaço para diversos atores dialogarem sobre os desafios e experiências bem sucedidas do cumprimento da Lei de Cotas para trabalhadores com deficiência em empresas com mais de 100 funcionários. “Trabalho e educação são prioridades na construção da cidadania. Fazemos parte desta luta e queremos atuar em conjunto com todos que integram a Câmara Paulista para fazermos valer esse direito”, afirmou a secretária Marianne Pinotti. O secretário adjunto Tuca Munhoz apresentou, em sua fala de abertura, os objetivos da SMPED para os próximos anos e adiantou que está em fase de planejamento a criação de núcleos de ação intersecretarial em cada uma das 32 subprefeituras da capital.

O encontro abriu espaço para que o Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco apresentasse uma pesquisa sobre a presença de trabalhadores com deficiência em todas as empresas metalúrgicas da região com mais de 100 funcionários. Os resultados mostram que cresceu o percentual de contratação nos últimos anos, atingindo 82,4% em 2012 contra 77,1% em 2010 de cumprimento da Lei de Cotas. O estudo revela, porém, que as 25 empresas com menores índices regrediram, atingindo a marca de apenas 21%, bem abaixo da média. Já as empresas com melhores resultados continuaram a contratar profissionais com deficiência, passando de 83% para 119%, ou seja, possuem hoje mais trabalhadores nessas condições do que a lei exige.

A reunião foi utilizada também para que Rede Empresarial de Inclusão Social, integrada por mais de 40 empresas, apresentasse seus trabalhos e esforços para que as organizações promovam a inclusão de pessoas com deficiência em seus quadros funcionais. “Neste encontro, estamos tendo uma oportunidade única de ampliar nossas possibilidades de trabalho com todas as representações que estão aqui”, comentou João Ribas, da Serasa Experian e interlocutor da Rede.

Ao final, o coordenador do Programa de Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho da SRTE/SP, José Carlos do Carmo, propôs um novo encontro para o dia 25 de abril. O objetivo é formar um comitê com representantes dos mais diversos setores e assim fortalecer o trabalho articulado.

Lei de Cotas

A Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, estabelece que a empresa com 100 ou mais funcionários está obrigada a preencher de dois a cinco por cento dos seus cargos com beneficiários reabilitados, ou pessoas com deficiência, na seguinte proporção (art 93):
- até 200 funcionários......................2%
- de 201 a 500 funcionários........... 3%
- de 501 a 1000 funcionários......... 4%

Nenhum comentário:

Postar um comentário