sábado, 19 de março de 2011

V.C. - Def. Física

Vídeoconferência – Deficiência Física – Centro de Apoio Pedagógico Especializado - CAPE
Sinopse: A videoconferência apresenta os recursos de acesso ao currículo que auxiliam o processo de inclusão das crianças com deficiência física. A videoconferência ressalta a necessidade de vencer as barreiras de acessibilidade, além do papel fundamental do professor no apoio ao aluno. A videoconferência mostra algumas técnicas e recursos que podem ser utilizados pelo professor em sala de aula.
 Algumas informações:
Acessibilidade = Barreiras:
·         Arquitetônicas;
·         Atitudinais, preconceito, discriminação e comportamento humano e
·         Pedagógica, escola e professor, ação efetiva: classe comum e profissional especializado.
O professor é o mediador para promover o desenvolvimento do aluno. Devendo colaborar nas:
·         Dificuldades acentuadas;
·         Disfunções orgânicas (dislexia e discauculia) e
·         Comunicação.     
O professor deve manter contato com outras áreas e outros profissionais.
É imprescindível esse vínculo professor e aluno.
Conhecer os materiais para uso didático/pedagógico, observar que o aluno tem a necessidade de apreender objetos por ter a coordenação motora muitas vezes comprometida, utilizar prancha no plano inclinado, tornando mais fácil a escrita.
Paralisia cerebral não é deficiência intelectual, é física (motora). Observar possíveis exceções.   
Materiais sugeridos:
·         Para o “Atetóide”, há necessidade de material mais pesado, por exemplo: uma caneta com massa;
·         Apoio para os pés para dar mais segurança, pode ser uma lista telefônica;
·         Fita crepe para fixar a folha de atividades;         
·         Cadernos com pautas largas, o mesmo utilizado para visão subnormal;     
·         Mouse adaptado; 
·         Capacete com ponteira;
·         Adaptador para as mãos;
·         Adaptador para lápis;  
·         Caderno de madeira, com canaletas e blocos com letras impressas;
·         São todos recursos de acesso ao currículo.  

Apresentação: Danilo Namo, psicólogo do CAPE e Walkiria de Assis, pedagoga especializada na área da Deficiência Física e mestre em Educação Especial.
luciocarnauba@ibest.com.br   

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