Vídeoconferência – Deficiência Física – Centro de Apoio Pedagógico Especializado - CAPE
Sinopse: A videoconferência apresenta os recursos de acesso ao currículo que auxiliam o processo de inclusão das crianças com deficiência física. A videoconferência ressalta a necessidade de vencer as barreiras de acessibilidade, além do papel fundamental do professor no apoio ao aluno. A videoconferência mostra algumas técnicas e recursos que podem ser utilizados pelo professor em sala de aula. 
 Algumas informações:
Acessibilidade = Barreiras: 
·         Arquitetônicas; 
·         Atitudinais, preconceito, discriminação e comportamento humano e 
·         Pedagógica, escola e professor, ação efetiva: classe comum e profissional especializado. 
O professor é o mediador para promover o desenvolvimento do aluno. Devendo colaborar nas: 
·         Dificuldades acentuadas; 
·         Disfunções orgânicas (dislexia e discauculia) e 
·         Comunicação.      
O professor deve manter contato com outras áreas e outros profissionais. 
É imprescindível esse vínculo professor e aluno. 
Conhecer os materiais para uso didático/pedagógico, observar que o aluno tem a necessidade de apreender objetos por ter a coordenação motora muitas vezes comprometida, utilizar prancha no plano inclinado, tornando mais fácil a escrita. 
Paralisia cerebral não é deficiência intelectual, é física (motora). Observar possíveis exceções.   
Materiais sugeridos: 
·         Para o “Atetóide”, há necessidade de material mais pesado, por exemplo: uma caneta com massa; 
·         Apoio para os pés para dar mais segurança, pode ser uma lista telefônica; 
·         Fita crepe para fixar a folha de atividades;         
·         Cadernos com pautas largas, o mesmo utilizado para visão subnormal;      
·         Mouse adaptado;  
·         Capacete com ponteira; 
·         Adaptador para as mãos; 
·         Adaptador para lápis;   
·         Caderno de madeira, com canaletas e blocos com letras impressas; 
·         São todos recursos de acesso ao currículo.   
Apresentação: Danilo Namo, psicólogo do CAPE e Walkiria de Assis, pedagoga especializada na área da Deficiência Física e mestre em Educação Especial. 
luciocarnauba@ibest.com.br    
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