terça-feira, 1 de agosto de 2023

Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência abre inscrições para curso online de Libras em 2 de agosto

 

"A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência abre em 2 de agosto, a partir das 10h, as inscrições para o curso básico online e gratuito da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Serão três turmas: uma com aulas às segundas, quartas e sextas-feiras; outra às terças e quintas-feiras; e outra aos sábados. A ação, realizada em parceria com o Centro de Tecnologia e Inovação (CTI), já qualificou 22,6 mil pessoas de 398 municípios do Estado de São Paulo.



O conteúdo programático é abordado por professores surdos e contempla os seguintes temas: O que é libras; Identidade surda; Cultura surda; Comunicação: surdo x ouvinte; Regionalismos na libras; Sistema de notação da libras; Alfabeto manual; Sinais pessoais; Cumprimentos/saudações; Condições climáticas; Advérbios de tempo e calendário; Singular e plural; Animais; Expressões faciais; Materiais escolares e de escritório; Pronomes pessoais, possessivos, demonstrativos e interrogativos; Números: cardinais e quantidades; Dias da semana; Família; Sentimentos; Horas/duração; Ambientes da residência; Localidades; Direção/perspectiva; Meios de transporte; Profissões; Documentos; Verbos; Configurações de mão.

"O curso tem o total de 40 horas, divididas em 30 horas ao vivo pela plataforma Zoom, e 10 horas de atividades extras. É necessário o uso de câmera durante as aulas. Para obter o certificado de participação, é preciso ter frequência mínima de 75% das aulas ao vivo, e atingir média final 5,0 ou superior.

Os cursos de Libras acontecem mensalmente e têm vagas limitadas. O público em geral a partir dos 18 anos pode se inscrever. A iniciativa tem como objetivo ensinar Libras a pessoas sem deficiência auditiva para que estas estejam habilitadas a se comunicar com as mais de 492,9 mil pessoas com deficiência auditiva que vivem no estado de São Paulo, de acordo com os índices da Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência."

As inscrições abrem no início de cada mês e podem ser realizadas através do site: cti.org.br/site/faca-sua-inscricao/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário