sábado, 31 de agosto de 2019

Meus agradecimentos por poder mostrar meu trabalho na Escola do Município onde ...


... faço meu estágio do Curso de Pedagogia. Nestas duas últimas semanas dei algumas contribuições Matemáticas e contei com o apoio da Equipe Gestora e dos Professores, foi muito interessante poder trocar experiências e demonstrar na prática a importância deste instrumento de cálculo mecânico. 

Soroban/Sorobã/Ábaco Japonês  

Conversa inicial

Nestes três ábacos na imagem logo abaixo é possível observar a representação de alguns números.

O Professor Lúcio explicou que trata-se de um Soroban adaptado para cegos. 

Os alunos foram inicialmente convidados a deixar o instrumento "zerado" (sem nenhum representação) e em seguida foi explicado o significado das bolinhas (contas) abaixo do eixo horizontal e em número de 4 em cada haste, valor 1 para cada uma delas.

E o significado da bolinha (conta) acima do eixo horizontal, 1 bolinha (conta) por haste, valor 5.

O Professor Lúcio explicou as classes e ordens. Iniciamos com a representação de alguns números.  

De baixo para cima temos a representação do número 1, movimento de 1 bolinha (conta) de baixo para cima. Primeiro Ábaco; 

Em seguida temos a representação do número 5, movimento de 1 bolinha (conta) de cima para baixo. Segundo Ábaco; 

Na última representação temos o número 7, movimento de 1 bolinha (conta) de cima para baixo e de 2 bolinhas (contas) de baixo para cima. Terceiro Ábaco.






Número 1 representado no Ábaco acima.



Número 16 representado no Ábaco acima. 


A cada etapa de aprendizagem de nosso Sistema de Numeração Posicional sempre era dado ênfase ao procedimento e a importância do uso das nomenclaturas corretas. Repetindo sempre mais que uma vez quando necessário para que todos os alunos participassem de forma ativa da aula. 

Continua ....


Representação do número 100.



Representação do número 105.

Simple Soroban



Aplicativo para baixar no Celular



Professor Lúcio Mauro Carnaúba

Nenhum comentário:

Postar um comentário