quinta-feira, 16 de julho de 2015

Visita a LARAMARA

LARAMARA - Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual 

LARAMARA - BRAILLE - Pontos que devemos marcar em cada cela: 4 e 6 (1°); 4 e 6 (2°); 1, 2 e 3 (3°); 1 (4°); 1, 2, 3 e 5 (5°); 1 (6°); 1, 3 e 4 (7°); 1 (8°); 1, 2, 3 e 5 (9°) e 1 (10°).  

Ontem, terça-feira (14/07/2015), eu e a PCNP de Educação Especial da Diretoria de Ensino Região Osasco, estivemos numa visita agendada na LARAMARA. Fomos recebidos pelo Sr. Antônio Carlos no Auditório, no mesmo piso de entrada da Associação. 

Desde a entrada fomos muito bem acolhidos e com certeza nossa tarde foi muito prazerosa, instrutiva e informativa. 

Estávamos em 7 (sete) pessoas neste auditório e o Sr. Antônio Carlos nos explicou de maneira bastante clara e objetiva aspectos inerentes ao atendimento e ao funcionamento desta associação, fundada em 09/1991.

Ele comentou que mais de 1.350 (um mil e trezentos e cinquenta pessoas) já foram incluídas pela instituição. Esclareceu sobre a preocupação em preparar os jovens com deficiência visual para o mercado de trabalho e assim são oferecidos cursos preparatórios para os mesmos, cursos de empregabilidade.

O atendimento inicia desde bebê e a associação recebe tanto aqueles com deficiência visual como aqueles com deficiências múltiplas, que percentualmente correspondente ao seu maior público. O bebê vem para instituição com um laudo e o atendimento é totalmente gratuito. Todo bebê precisa de estímulos, dos 0 (zero) aos 6 (seis) anos, bebês ou não, precisam brincar e as crianças com baixa visão necessitam observar e brincar com objetos (estímulos) coloridos. Esse estímulo é imprescindível e essencial para as pessoas que nascem com algum tipo de deficiência visual. 

O atendimento é sempre feito no contraturno da vida escolar quando na fase de escolaridade ou por meio período na fase inicial de desenvolvimento da criança. 

A instituição possui diferentes profissionais para o atendimento, inclusive oftalmologistas. São mais de 300 (trezentos) colaboradores. 

A concepção de gestão empresarial permitem a LARAMARA ser autosustentável como instituição, sendo adotada uma metodologia de Unidade de Negócio. É interessante pesquisarmos mais sobre esses aspectos na INTERNET, http://laramara.org.br/.

A LARAMARA produz em sua gráfica na Rua Barra Funda, que é uma das Unidades de Negócio, bulas (remédio) em braille e em áudio para pessoas com deficiência visual. Na Rua Conselheiro Brotero há um estúdio de gravação, que também é uma Unidade de Negócio. Além disso eles produzem a Máquina Brailler de tecnologia nacional, entre muitos outros produtos.

Algo bastante presente nos dias de hoje é a Audiodescrição, o Sr. Antônio Carlos comentou sobre a mudança na lei, que eleva para 6 (seis) horas semanais nas emissoras de TV aberta, a sua obrigatoriedade. Ele citou vários programas em diferentes canais em que a Audiodescrição é presente, entre eles: Chaves no SBT, na novela "Mil e uma noites" da Record e em alguns filmes da Rede Globo.

Audiodescrição é uma narração inserida com frases curtas para entender o que está acontecendo. 

Ela está presente nos teatros, nas academias e nos mais diversos locais de convívio social, sendo uma excelente oportunidade de profissionalização para todos nós. 

Outro aspecto destacado foi a oportunidade de aprendermos sobre a condução de pessoas cegas (mobilidade) e assim o Sr. Antônio Carlos nos concedeu várias dicas. Também visitamos outras dependências da LARAMARA, tais como: a sala de informática e a sala de produção de equipamentos para pessoas com deficiência física, feitas em papelão com espessura segura para sua utilização e com durabilidade (vida útil) de aproximadamente um ano e meio.

Nesta última visita percebemos o quanto é importante a participação de mais pessoas, físicas ou jurídicas, na continuidade de ações que possam ajudar outras pessoas sem recursos financeiros. Uma placa de papelão é suficiente para produzir cerca de três cadeirinhas, porém seu custo individual é altíssimo e a instituição depende de parcerias com empresas que possam doar esse material. No momento as doações foram interrompidas e várias famílias sem recursos aguardam na fila. 

Agradecemos a oportunidade desta visita.

Muito obrigado.   






     Fotos de Lúcio Mauro Carnaúba (fotos autorizadas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário