quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Espaço da Cidadania - Divulgação

Espaço da Cidadania 

Rua Erasmo Braga, 310 – Presidente Altino – Osasco – SP – CEP: 06213-008
Tel.: 011 – 3685 0915 - e-mail: ecidadania@ecidadania.org.br
 
Câmara Paulista pela Inclusão das Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho Formal divulga vídeo sobre aniversário da Lei de Cotas.
 
Assista, curta, divulgue!
 
Link do vídeo ( http://youtu.be/TjtlM4sMelA)
 
Os atos em comemoração aos 22 anos de aprovação da Lei de Cotas, realizados no dia 31 de julho, reuniram mais de 600 pessoas ao longo de quase seis horas. Começou no auditório da FIESP - com a presença do Ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias; da Secretária de Estado dos Direitos da Pessoas com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella; do representante do Ministério Público do Trabalho, Ramón Bezerra dos Santos; de Carlos Aparício Clemente, do Espaço da Cidadania; do representante dos trabalhadores com deficiência, Flávio Henrique de Souza (Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo); e do presidente da FIESP, Paulo Skaf. No ato foi feita uma homenagem à auditoria fiscal do trabalho da SRTE/SP, Lucíola Rodrigues Jaime.
 
Em seguida, as cerca de 200 pessoas presentes desceram para a Avenida Paulista, onde se juntaram a outros cerca de 400 participantes, que aguardavam para realizar o Ato Público na Rua das Flores. O cortejo de Bonecos de Vara da APAE-SP e a Banda do Sossego comandaram a travessia da avenida, sob aplausos de quem estava na Paulista.
 
A partir de então, foram realizadas diversas apresentações culturais e artísticas, entremeadas por discursos de apoio à Lei de Cotas. O coordenador do projeto de inclusão da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em São Paulo, José Carlos (Kal) do Carmo, abriu o ato público, no qual também falaram Ramón Bezerra dos Santos, do Ministério Público do Trabalho, e o senador Eduardo Suplicy (PT-SP).
Todos lembraram o papel decisivo que a Lei de Cotas tem desempenhado em favor da inclusão de trabalhadores com deficiência no mercado de trabalho formal.
De acordo com Carlos Aparício Clemente, do Espaço da Cidadania, o Estado de São Paulo cumpre quase 50% da cota de contratações exigida pela Lei 8.213/91. A média nacional é de 26%.
 
"Se a Lei fosse cumprida, hoje teríamos quase 1 milhão de trabalhadores com deficiência empregados na economia formal", disse Clemente. "A desculpa de que falta qualificação a esses trabalhadores não pode ser aceita, pois segundo o Censo 2010 do IBGE há quase 3 milhões de pessoas com deficiência com ensino superior completo. Um número que preencheria três vezes as vagas exigidas pela Lei, mas apenas cerca de 40 mil trabalhadores com deficiência com ensino Superior completo estão empregados."
 
De acordo com José Carlos do Carmo, o Kal, da SRTE/SP, a Lei de Cotas é um instrumento imprescindível para garantir aos trabalhadores com deficiência o direito de acesso ao trabalho. "É preciso buscar a parceria de todos os setores para impulsionar a efetiva inclusão: governos, sindicatos de trabalhadores, empresas que já criaram a consciência de que o valor da diversidade é um bem em si e que estes trabalhadores ajudam a transformar o ambiente de trabalho para melhor, graças à sua dedicação e competências. A SRTE/SP continuará aperfeiçoando o seu papel fiscalizador, ao mesmo tempo em que seguirá promovendo acordos tripartite como os realizados nos últimos anos. Eles têm sido instrumentos eficazes para o aumento do número de contratações de trabalhadores com deficiência no Estado de São Paulo", disse Kal.
Fonte: Produzido por Milton Bellintani – Jornalista, e editor do ACCB Inclusão.
 
6º Encontro Anual do Espaço da Cidadania e seus parceiros pela inclusão.
 
No dia 28 de novembro será realizado o 6º Encontro Anual do Espaço da Cidadania e seus parceiros pela inclusão que discutirá estes temas:
  • A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e a Lei de Cotas,
  • Contratação de Pessoas com deficiência: analisando os riscos no trabalho,
  • O emprego apoiado como prática de inclusão,
  • Contratar e incluir: avaliando a qualidade dos programas das empresas,
Ele acontece no auditório da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego – SP, localizado na Rua Martins Fontes, 109 – 2º Andar – Centro – SP.
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário