segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Curso: "Identificando e Atendendo o Aluno com Deficiência Intelectual em suas NEE"

Secretaria de Estado da Educação

Coordenadoria de Ensino da Região Metropolitana da Grande São Paulo

DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO OSASCO

Rua Geraldo Mouran, 271 – Jd. Umuarama - CEP: 06030-060.

Telefones: (11) 2284-8100     E-mail: deosasco@edunet.sp.gov.br

Ofício n.º 228/2011
Assunto: Curso: Identificando e Atendendo o Aluno com Deficiência Intelectual em suas Necessidades Educacionais Específicas

Prezados (as) Diretores (as) de Escola,

Tendo em vista que o processo de educação inclusiva é resultado de um projeto pedagógico que assegure atendimento com qualidade para todos e sendo a deficiência intelectual uma área complexa e polemizada, pois existem entre os deficientes intelectuais, indivíduos, que apresentam manifestações diferentes em seu processo de aprendizagem e necessidades que não bastam um simples diagnóstico para a sua correta identificação, a Diretoria de Ensino informa que estão abertas as inscrições para o Curso:
“Identificando e Atendendo o Aluno com Deficiência Intelectual em suas Necessidades Educacionais Específicas”
1.       Carga horária: 40 horas
2.       Modalidade: Presencial
3.       Período de realização: De 29/08/2011 à 31/10/2011
4.       Dia/Horário: 2ªs Feiras – Das 18h30 às 22h30
5.       Vagas oferecidas: 35 vagas por turma (Mínimo de 30 para realizar o curso)
6.       Local: Diretoria de Ensino – Região Osasco - Rua Geraldo Moran, 271 – Jd. Umuarama- Osasco-SP
                O Curso será realizado nos termos da Resolução SE nº 62/2005 e é destinado a profissionais do magistério da rede estadual que atuam direta e indiretamente com o aluno que apresenta deficiência intelectual.  Tem por objetivos:
·         Propiciar a formação continuada dos professores da rede estadual de ensino;
·         Subsidiar os professores com informações que o capacitem a compreender o processo de aprendizagem da pessoa com deficiência intelectual;
·         Assegurar a identificação e atenção às necessidades educacionais dos alunos na área da deficiência intelectual, por meio da Avaliação Diagnóstica Pedagógica;
·         Propiciar aos professores especializados na área da deficiência intelectual a investigação das potencialidades dos educandos independentemente das necessidades.
Nesse sentido, tendo em vista que a educação inclusiva e a atenção à diversidade demandam uma maior competência profissional dos professores, maior flexibilidade e diversificação nas situações de aprendizagem e o desenvolvimento de um currículo que seja significativo para todos, recomenda aos Diretores (as) ampla divulgação do Curso em epígrafe junto à equipe escola.
Para confirmar a inscrição, bastará preencher a ficha anexa (ver caixinha da UE ) e entregá-la na Oficina Pedagógica, aos cuidados dos P.C.O.P. Daniele e/ou  Dinorah, no período de 11 de agosto a 23 de agosto de 2011.
Por oportuno, informa que,  em havendo demanda maior que o número de vagas ora ofertadas, a Comissão de Educação Especial viabilizará a realização de mais edições com vistas a atender o maior número de interessados.
Certos da atenção e pronta colaboração de todos, antecipadamente agradece.


                                                                                                                                            Maria de Fátima Volpiani Carnelós
                                                                                                                                                     R.G.  8.033.610
                                                                                                                                          Dirigente Regional de Ensino

Pela Comissão de Educação Especial.

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