sexta-feira, 19 de julho de 2019

Diário Oficial publica lei que inclui autismo nos censos do IBGE

Diário Oficial da União publica em sua edição desta sexta-feira (19) a Lei nº 13.861/2019, sancionada nessa quinta-feira (18) pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. Ela trata da inclusão de informações específicas sobre pessoas com autismo, nos censos demográficos realizados a partir deste ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
"Atendendo à necessidade da comunidade autista no Brasil e reconhecendo a importância do tema, sancionamos hoje a Lei 13.861/2019 que inclui dados específicos sobre autismo no Censo do IBGE. Uma boa tarde a todos!", escreveu o presidente da República, em sua conta no Twitter.
A lei sancionada pelo presidente altera a Lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1989, para incluir as especificidades inerentes ao transtorno do espectro autista nos censos demográficos. Atualmente, não existem dados oficiais sobre as pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) no Brasil.
A expectativa inicial era que presidente vetasse o texto e tentasse incluir eventuais questionamentos sobre os autistas na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). Pelo Twitter, Bolsonaro chegou a compartilhar, na semana passada, um vídeo da presidente do IBGE, Susana Guerra, em que ela defendia a inclusão dos autistas na PNAD e não no censo demográfico.
Os dois levantamentos são organizados pelo IBGE, mas o censo é realizado a cada dez anos e apura a totalidade dos dados demográficos. Nesta quinta-feira pela manhã, no Palácio do Alvorada, o presidente chegou a dizer, a um grupo de pessoas que pediam a sanção do projeto, que seguiria a orientação de sua equipe, favorável ao veto.
Autismo
O Transtorno do Espectro Autista resulta de uma desordem no desenvolvimento cerebral e engloba o autismo e a Síndrome de Asperger, além de outros transtornos, que acarretam modificações na capacidade de comunicação, na interação social e no comportamento. A estimativa é que existam 70 milhões de pessoas no mundo com autismo, sendo 2 milhões delas no Brasil.

Uma belíssima iniciativa

Parabéns pelo respeito! Que a inclusão seja sempre uma bandeira de todos.

Pessoal, acabo de assinar a autorização para a contratação de 15 jovens com deficiência intelectual e Transtorno do Espectro Autista, que irão trabalhar aqui no Palácio dos Bandeirantes. Esse é apenas o início de um amplo programa em parceria com a APAE, que vai oferecer milhares de vagas para pessoas com deficiência em todo o Estado. É o Governo de SP promovendo a inclusão através do trabalho. #Inclusão #GovernoSP

domingo, 14 de julho de 2019

Autismo

Fonte: https://www.facebook.com/AUTISMOUMALUTADIARIA/videos/860389020992816/UzpfSTEwMDAwNTY1MjI0ODU5ODoxMTIyMzI2MTg0NjMyNDQ2/

Alunos com deficiência visual ganham direito de receber diploma em braille em instituições públicas e privadas

Lei 16.604, aprovada pela Alepe e sancionada pelo governo de Pernambuco, determina que documento deve ser expedido gratuitamente, com o certificado convencional.




Libras

https://www.facebook.com/AUTISMOUMALUTADIARIA/videos/2410505552553235/UzpfSTEwMDAwNTY1MjI0ODU5ODoxMTIzMTA1NDcxMjIxMTg0/

sexta-feira, 5 de julho de 2019

Décimo Sexto Seminário Internacional - Instituto Lahmiei


Reservem essa data!!

Este seminário será diferente de todos os que vocês já viram. Aguardem mais informações.


Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo

👉 Atenção pessoas com deficiência e idosos que recebem o BPC!!! Faça sua inscrição no Cadastro Único e mantenha o seu BPC/LOAS. Saiba mais: https://bit.ly/2RVSTJz
⚡️ O BPC é um direito garantido pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS). Consiste no pagamento de 1 salário mínimo mensal às pessoas com deficiência impossibilitadas de participar de forma plea e efetiva na sociedade.

Imagem: Foto de um menino na cadeira de rodas sorrindo.