Vídeoconferência – Deficiência Física – Centro de Apoio Pedagógico Especializado - CAPE
Sinopse: A videoconferência apresenta os recursos de acesso ao currículo que auxiliam o processo de inclusão das crianças com deficiência física. A videoconferência ressalta a necessidade de vencer as barreiras de acessibilidade, além do papel fundamental do professor no apoio ao aluno. A videoconferência mostra algumas técnicas e recursos que podem ser utilizados pelo professor em sala de aula.
Algumas informações:
Acessibilidade = Barreiras:
· Arquitetônicas;
· Atitudinais, preconceito, discriminação e comportamento humano e
· Pedagógica, escola e professor, ação efetiva: classe comum e profissional especializado.
O professor é o mediador para promover o desenvolvimento do aluno. Devendo colaborar nas:
· Dificuldades acentuadas;
· Disfunções orgânicas (dislexia e discauculia) e
· Comunicação.
O professor deve manter contato com outras áreas e outros profissionais.
É imprescindível esse vínculo professor e aluno.
Conhecer os materiais para uso didático/pedagógico, observar que o aluno tem a necessidade de apreender objetos por ter a coordenação motora muitas vezes comprometida, utilizar prancha no plano inclinado, tornando mais fácil a escrita.
Paralisia cerebral não é deficiência intelectual, é física (motora). Observar possíveis exceções.
Materiais sugeridos:
· Para o “Atetóide”, há necessidade de material mais pesado, por exemplo: uma caneta com massa;
· Apoio para os pés para dar mais segurança, pode ser uma lista telefônica;
· Fita crepe para fixar a folha de atividades;
· Cadernos com pautas largas, o mesmo utilizado para visão subnormal;
· Mouse adaptado;
· Capacete com ponteira;
· Adaptador para as mãos;
· Adaptador para lápis;
· Caderno de madeira, com canaletas e blocos com letras impressas;
· São todos recursos de acesso ao currículo.
Apresentação: Danilo Namo, psicólogo do CAPE e Walkiria de Assis, pedagoga especializada na área da Deficiência Física e mestre em Educação Especial.
luciocarnauba@ibest.com.br
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