- DEFINIÇÃO DE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL:
SEGUNDO A AAIDD (ASSOCIAÇÃO AMERICANA SOBRE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E DESENVOLVIMENTO, ANTIGA AAMR) E O MANUAL DIAGNÓSTICO E ESTATÍSTICO DE TRANSTORNOS MENTAIS – DSM – IV, A DEFICIÊNCIA MENTAL É DEFINIDA COMO O ESTADO DE REDUÇÃO NOTÁVEL DO FUNCIONAMENTO INTELECTUAL, SIGNIFICAMENTE, INFERIOR À MÉDIA, ASSOCIADO ÀS LIMITAÇÕES PELO MENOS EM DOIS ASPECTOS DO FUNCIONAMENTO ADAPTATIVO: COMUNICAÇÃO, CUIDADO PESSOAIS, COMPETÊNCIAS DOMÉSTICAS, HABILIDADES SOCIAIS, UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS COMUNITÁRIOS, AUTONOMIA, SAÚDE E SEGURANÇA, APTIDÕES ESCOLARES, LAZER E TRABALHO.
- CLASSIFICAÇÃO DA D.I. SEGUNDO A AAIDD:
- INTERMITENTE – SÃO OS ALUNOS QUE NORMALMENTE SERÃO INSERIDOS NO MERCADO DE TRABALHO E NECESSITAM DE APOIO TEMPORÁRIO.
- LIMITADO – ALUNOS DAS SALAS DE RECURSOS QUE NECESSITAM DE APOIO CURRICULAR PARA SUA APRENDIZAGEM.
- EXTENSIVO - SÃO ALUNOS QUE NECESSITAM DE APOIO FAMILIAR, FINANCEIRO E RESPALDO DA FAMÍLIA PARA O RESTO DA VIDA.
- PERVASIVO - SÃO ALUNOS QUE NECESSITAM DE APOIO PARA AS CONDIÇÕES MÍNIMAS DE VIDA.
OBSERVAÇÃO: NA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE CONTINUA A CLASSIFICAÇÃO ANTERIOR.
UM ALUNO QUE TENHA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NÃO INTERPRETA, ELE PODE ATÉ LER E ESCREVER.
AVALIAR O ALUNO COM ESSA NECESSIDADE ESPECIAL CABE AO PROFESSOR ESPECIALISTA COM A AJUDA DO PROFESSOR DO ENSINO REGULAR.
DEVE-SE OBSERVAR A CRIANÇA ALÉM DO DÉFICIT COGNITIVO.
- COMO SERÃO AVALIADOS OS ALUNOS D.I. NO SARESP?
AS AVALIAÇÕES DOS ALUNOS D.I. NÃO SERÃO CONSIDERADAS NA COMPOSIÇÃO DA NOTA DO SARESP. É OBSERVÁVEL NA PLANILHA DO SARESP DO ANO ANTERIOR.
É interessante consultar o MANUAL DIAGNÓSTICO E ESTATÍSTICO DE TRANSTORNOS MENTAIS - DSM – IV, no Google. É permitido a consulta e não a cópia das informações.
luciocarnauba@ibest.com.br
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