quinta-feira, 31 de julho de 2014

LIBRAS

Aprendendo Libras com a turma da Mônica

Aprendendo Libras com a turma da Mônica

Vamos ler esse episódio onde a turma da Mônica a aprende a Língua Brasileira de Sinais ( Libras ), e embarcar nessa aventura cheio de aprendizado junto com eles?
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Inclusão

Professora Sara Rufino é premiada por projeto que ensina Libras e Braille na escola.

Confira a matéria completa de nossa amiga Sara Rufino para a revista Profissão Mestre, ela foi premiada devido ao seu trabalho que é feito todos os dias em sala de aula. Professora que leva a inclusão social para as crianças de hoje com o objetivo de ter um mundo mais inclusivo amanhã. Parabéns Sara Rufino!
Professora Sara Rufino
Professora Sara Rufino


Inclusão


São Paulo: Feira + Fórum REABILITAÇÃO 2014

A 12º Reabilitação Feira + Fórum nos dias 13 a 15 de agosto, no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo, local certificado com o selo da acessibilidade, amplia seu portfólio nesta edição trazendo inovações para toda a cadeia da reabilitação.



A 12º Reabilitação Feira + Fórum nos dias 13 a 15 de agosto, no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo, local certificado com o selo da acessibilidade, amplia seu portfólio nesta edição trazendo inovações para...

MUNDODAINCLUSAO.COM.BR
 

Educação Inclusiva


Dança para pessoas com e sem deficiência

Uma boa notícia para compartilhar...

Conheça uma oficina gratuita de dança para pessoas com e sem deficiência ~>


Foto de Catraca Livre.
Foto de Catraca Livre.
Foto de Catraca Livre.

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Inclusão Escolar

Como vocês colaboram com a inclusão escolar? 

Faça o download gratuito desse Guia da Educação e distribua-o à vontade:


Como vocês colaboram com a inclusão escolar? (y)

Faça o download gratuito desse Guia da Educação e distribua-o à vontade: http://abr.ai/1zryYT4
 

Paralisia Cerebral

http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2014/07/contacao-de-historia-entra-na-rotina-de-alunos-com-paralisia-cerebral.html

Para refletir!


Uma bela frase para inspirar  o dia!
Veja como ensinar seu filho a ser determinado:

Uma bela frase para inspirar a quarta-feira de vocês! Bom dia!

Veja como ensinar seu filho a ser determinado: http://abr.ai/1fBvHsa
 
 

    Matemática e Inclusão

     Pesquisas sobre educação matemática e inclusão - Portal Nacional de Seguros

    Pesquisas sobre educação matemática e inclusão. Portal Nacional de Seguros. Miriam explica que o Épura se constitui de várias pesquisas de mestrado e doutorado sobre a educação matemática inclusiva que envolvem diferentes tipos de deficiência como surdez, cegueira, autismo, entre outras. Também há pesquisas em andamento ...

    July 29, 2014 at 05:38PM

    LIBRAS

    Cartilha que ensina ótimas práticas de "Como agir diante de uma pessoa com deficiência". Veja:


     
     
     
    O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) editou a Resolução n. 81 que disciplina o desenvolvimento de ações que garantem...
    LIBRASDIARIA.WORDPRESS.COM

    terça-feira, 29 de julho de 2014

    Vacina contra hepatite A

    Este mês a vacina contra hepatite A passou a fazer parte do calendário infantil de vacinação do SUS. Crianças de um a menores de dois anos de idade vão ser imunizadas contra a doença em dose única.

    Vacine seu filho!

    Saiba mais em nosso portal:


    Este mês a vacina contra hepatite A passou a fazer parte do calendário infantil de vacinação do SUS. Crianças de um a menores de dois anos de idade vão ser imunizadas contra a doença em dose única.

Vacine seu filho!

Saiba mais em nosso portal: http://s55.me/Qu5iUsw
     

    Materiais Adaptados!

    Auxiliar de escola no RS cria colete que ajuda menino com paralisia cerebral. http://uol.com/btdPcy (via Folha Cotidiano)

    Auxiliar de escola no RS cria colete que ajuda menino com paralisia cerebral. http://uol.com/btdPcy (via Folha Cotidiano)

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    Palestras - ABADS

    XII Ano de Palestras: Transtorno do Espectro do Autismo, Deficiência Intelectual e Apoios para o Desenvolvimento Global do Sujeito
    Data: 14 e 15 / agosto / 14 - 5ªf e 6ªf 08:00 - 17:00
    Local: ABADS
    Objetivo: Proporcionar troca de experiência e reflexões a respeito da deficiência intelectual na atualidade.
    Público: Profissionais e estudantes da área da Sáude, Educação, Familiares e demais interessados no assunto.
    Docente: Profissionais do Centro de Diagnóstico e Tratamento - CDT da ABADS
    Carga Horária: 16 horas
    Investimento: Gratuito
    Inscrição: site abads
    Saiba Mais:

    segunda-feira, 28 de julho de 2014

    ABADS - Informações

    Você Sabia?

    Em julho, uma das mais importantes políticas públicas, voltada para os direitos da criança e do adolescente, faz aniversário. O ECA, ou Estatuto da Criança e do Adolescente, foi sancionado como lei federal em 13 de julho de 1990 e, desde então, orienta práticas voltadas para este público.

    Saiba Mais: 


     
     
     
     
    Em julho, uma das mais importantes políticas públicas, voltada para os direitos da criança e do adolescente, faz aniversário. O ECA, ou Estatuto da Criança e do...
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    CNJ - Conselho Nacional do Ministério Público

    O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) editou a Resolução n. 81 que disciplina o desenvolvimento de ações que garantem plena inclusão de pessoas com deficiência no âmbito do Ministério Público da União e dos estados visando ao reconhecimento da dignidade e cidadania dessa parcela da população. São considerados tipos de deficiência: física, auditiva, visual, intelectual, mental e múltipla. Saiba mais sobre o assunto na cartilha feita pelo CNMP:


    O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) editou a Resolução n. 81 que disciplina o desenvolvimento de ações que garantem plena inclusão de pessoas com deficiência no âmbito do Ministério Público da União e dos estados visando ao reconhecimento da dignidade e cidadania dessa parcela da população. São considerados tipos de deficiência: física, auditiva, visual, intelectual, mental e múltipla. Saiba mais sobre o assunto na cartilha feita pelo CNMP: http://bit.ly/1ngPyRC.
     

    LIBRAS - Workshop


    domingo, 27 de julho de 2014

    Lei de Cotas



    Equoterapia

    ‪#‎Autismo‬ na mídia: Equoterapia ajuda crianças com paralisia, autismo e síndromes.
    Equoterapia ajuda crianças com paralisia, autismo e síndromes. Boa Informação - Com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, Arthur Silva Nascimento, de seis anos, não andava antes de praticar a equoterapia, método terapêutico que utiliza o cavalo para reabilitar pessoas com deficiência física, paralisia cerebral, autismo, ...
     
     
     
     
     

    Autismo

     
     
     
     
     
    Usando técnica conhecida como comunicação facilitada, britânico de 13 anos, passou a se expressar e até a escrever poemas.
     
    G1.GLOBO.COM

    quinta-feira, 24 de julho de 2014

    Acessibilidade

    Num formato de roda de conversa, venha compartilhar com nossos educadores seus conhecimentos sobre arquitetura e acessibilidade.



    Num formato de roda de conversa, venha compartilhar com nossos educadores seus conhecimentos sobre arquitetura e acessibilidade. http://bit.ly/SwooJx

#EntradaFranca   #CatracaLivre
     
      Mais

      ABADS - Informações

      Você sabia?
      Você sabia?
       

      Movimento DOWN

      Estima-se que 60% das crianças com síndrome de Down tenham apraxia, distúrbio da fala causado por uma falha neurológica.
      Em entrevista exclusiva para o Movimento Down, a fonoaudióloga americana Renee Hill explica o que é apraxia e os sintomas mais comuns. Confira aqui: http://bit.ly/1oWMEAB

      Estima-se que 60% das crianças com síndrome de Down tenham apraxia, distúrbio da fala causado por uma falha neurológica.

Em entrevista exclusiva para o Movimento Down, a fonoaudióloga americana Renee Hill explica o que é apraxia e os sintomas mais comuns. Confira aqui: http://bit.ly/1oWMEAB
       

      LIBRAS

      Vários vídeos ensinando Libras separados por temas. Assista e aprenda Libras em minutos:


       
      Segue abaixo alguns vídeos, com certeza vai ajudar no aprendizado da língua brasileira de sinais. Basta clicar na palavra do tema que...
       
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      quarta-feira, 23 de julho de 2014

      Movimento DOWN


      A Semana de Ação Mundial acontece entre 21 e 27 de setembro e tem como tema "Direito à Educação Inclusiva – Por uma escola e um mundo para todos".
      Os interessados em receber os materiais de apoio a atividades locais devem inscrever-se até 1o de agosto. Mais informações:


      Ensino Inclusivo - Informações

      Ensino Inclusivo

      Os transtornos de desenvolvimento são comuns e podem ser confundidos com problemas de comportamento.




      Os transtornos de desenvolvimento são comuns e podem ser confundidos com problemas de comportamento. Entretanto, as limitações apresentadas por alunos podem estar associadas a alguns distúrbios, como, por exemplo, a...

      MUNDODAINCLUSAO.COM.BR

      Jogo: Lupo

      Lupo

      Jogo criado por uma aluna de universidade é educativo e facilita a locomoção de crianças com deficiência.


      Após observar o cotidiano de crianças com síndrome de Down de uma associação em João Pessoa (PB), a então aluna de Design da Universidade Federal da Paraíba, Shirley Belém Gonçalves, notou um déficit de...
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      Dislexia - Informações

      Dislexia
      Conhecida como um distúrbio de aprendizagem, a dislexia tem origem neurológica e natureza genética...



      Conhecida como um distúrbio de aprendizagem, a dislexia tem origem neurológica e natureza genética e consiste em uma dificuldade de leitura e escrita que geralmente se manifesta durante a fase de alfabetização. Estima-se que 4% da população brasileira (algo em torno de 7 milhões de pessoas) tenha di…
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      terça-feira, 22 de julho de 2014

      Credenciamento PMEC

      Credenciamento para Professor Mediador Escolar e Comunitário 2014
      A Dirigente Regional de Ensino torna pública a abertura de inscrição específica para o credenciamento de docentes, interessados em atuar no ano de 2014, nas Escolas da Diretoria de Ensino - Região de Osasco, para desempenhar as atribuições de Professor Mediador Escolar e Comunitário, nos termos da Resolução SE-19/2010; Resolução 03/2011, alterada pela SE 10/2012; Resolução SE nº 75/2013 e Portaria CGRH 03/2012.
      DAS CONDIÇÕES PARA A INSCRIÇÃO:
      a)      Estar devidamente inscrito/classificado  para o processo de atribuição de classes/aulas 2014, na Diretoria de Ensino – Osasco, e também ter optado junto ao sistema GDAE para atuar nos Projetos da Pasta;
      b)      Ser titular de cargo docente da disciplina de Psicologia, que se encontre na condição de adido, classificado na própria escola, sem descaracterizar essa condição;
      c)       Ser titular de cargo docente da disciplina de Psicologia, que se encontre na condição de adido, classificado em outra unidade escolar da mesma Diretoria de Ensino, sem descaracterizar essa condição;
      d)      Ser titular de cargo docente de qualquer disciplina, que se encontre na condição de adido, classificado na própria escola, sem descaracterizar essa condição;
      e)      Ser titular de cargo docente de qualquer disciplina, que se encontre na condição de adido, classificado em outra unidade escolar da mesma Diretoria de Ensino, sem descaracterizar essa condição;
      f)       Ser docente readaptado em exercício na escola, que seja detentor de perfil adequado à natureza das atribuições de Professor Mediador Escolar e Comunitário e que apresente histórico de bom relacionamento com alunos e com a comunidade, verificada a compatibilidade do seu rol de atribuições, estabelecido pela Comissão de Assuntos de Assistência à Saúde - CAAS;
      g)      Ser titular de cargo docente, classificado preferencialmente na própria escola, ao qual se venha atribuindo, por mais de um ano letivo, somente a carga horária correspondente à Jornada Reduzida de Trabalho docente;
      h)      Ser docente ocupante de função-atividade, abrangido pelo disposto no § 2º do artigo 2º da Lei Complementar nº 1.010, de 1º de junho de 2007 e que se encontre na situação prevista no inciso II do artigo 1º das Disposições Transitórias da Lei Complementar nº 1.093, de 16 de julho de 2009.
      II. DO PERÍODO DE INSCRIÇÃO E DOS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:
      As inscrições serão realizadas no período de 21/07/2014 à 25/07/2014, na sede da Diretoria de Ensino, conforme segue:
      Local: Diretoria de Ensino - Região Osasco - Rua Geraldo Moran, 271- Jardim Umuarama- Osasco – Núcleo Pedagógico – 2º andar. No horário: das 9h às 12h e das 13h às 16h00.
      O candidato deverá comprovar, no ato da inscrição, o atendimento aos requisitos deste edital, preencher e assinar a Ficha de Inscrição, a ser disponibilizada no ato da inscrição  anexando cópias simples,  acompanhadas dos originais para visto-confere, dos seguintes documentos:
      A - RG e CPF (cópia e original para conferência);
      B - Comprovante de inscrição/classificação para o processo de atribuição de classes e aulas 2013, na Diretoria de Ensino – Região Osasco;
      C- Carta de motivação em que apresente exposição sucinta das razões pelas quais opta por exercer as funções de professor mediador escolar e comunitário, considerando as atribuições  elencadas nos incisos I a VI do artigo 7º da Res. SE 19, de 12/02/2010;
      D - Certificados de cursos ou comprovação de prévia participação em ações ou projetos relacionados aos temas afetos à proteção escolar, tais como: mediação de conflitos, justiça restaurativa, bullying, articulação comunitária, entre outros;
      E- CTA (Contagem de tempo para Atribuição) data base 30/06/2012;
      F- Tempo de Serviço Prestado no Exercício da Função de Mediador;
      G- Avaliação do Diretor da Unidade em que atuou como Mediador;
      III – DA CARGA HORÁRIA A SER EXERCIDA:
      O Professor Mediador Escolar e Comunitário exercerá suas atribuições com carga horária correspondente à da:
      I – Jornada Integral de Trabalho docente; ou
      II – Jornada Inicial de Trabalho docente.
      § 1º - O Diretor de Escola procederá à atribuição da carga horária destinada ao projeto compatibilizando-a com a carga horária constituída de aulas que o docente já possua, observado, no somatório, o limite máximo de 40 (quarenta) horas semanais.
      § 2º - Caberá ao Diretor de Escola distribuir a carga horária do docente de acordo com o horário de funcionamento da unidade escolar, em 5 (cinco) dias úteis da semana, respeitado o limite máximo de 8 (oito) horas diárias de trabalho, incluídas as Atividades de Trabalho Pedagógico Coletivo.
      § 3º - A distribuição da carga horária de trabalho deverá prever a disponibilização de até 4 (quatro) horas quinzenais, ou 8 (oito) horas mensais, a serem cumpridas em reuniões de planejamento e avaliação, agendadas pela Gestão Regional do Sistema de Proteção Escolar.
      § 4º - Quando se tratar de docente readaptado, o Professor Mediador Escolar e Comunitário,  cumprirá  carga horária fixada na respectiva apostila de readaptação, observado o disposto nos §§ 2º e 3º acima.
      IV -  DA ENTREVISTA:
      A entrevista, a ser realizada pela equipe gestora da escola, ocorrerá em data a ser divulgada oportunamente.
      V. DA DIVULGAÇÃO DA CLASSIFICAÇÃO:
      Os docentes devidamente inscritos para atuar como Professor Mediador Escolar e Comunitário serão selecionados pelos responsáveis pela Gestão Regional do Sistema de Proteção Escolar, juntamente com a Comissão de Atribuição de Classes e Aulas da Diretoria de Ensino, mediante avaliação do perfil apresentado, observada a ordem de classificação, a ser publicada no site: deosasco.edunet.sp.gov.br, tendo o candidato o prazo de 2 (dois) dias úteis subseqüentes para interposição de recurso após a publicação.
      VI – DAS VAGAS DISPONÍVEIS:
      Prof. Ernesto Thenn de Barros (1);
      Educador Paulo Freire (2);
      Prof. Josué Benedicto Mendes (2);
      Prof. Elói Lacerda (2);
      Professora Heloisa de Assumpção (1);
      José Geraldo Vieira (1);
      Professora Maria Augusta Siqueira (1);
      São Paulo da Cruz (2); 
      Leonardo Vilas Boas (1);
      Francisca Lisboa Peralta (1);
      João Batista de Brito (1);
      Prof. José Liberatti (1) e
      Walter Negrelli (2).
      Observação: Senhores Diretores observar a Instrução Conjunta CGEB/CGRH, de 03/02/2012, recorte: “3.3 – a unidade escolar somente contará com um segundo Professor Mediador Escolar e Comunitário quando funcionar em, no mínimo, 3 turnos, com pelo menos 10 classes em cada turno. 4 – Esta Instrução entra em vigor na data de sua publicação,
      revogadas as disposições em contrário”.

      segunda-feira, 21 de julho de 2014

      Estudos sobre a Deficiência: Mesas Redondas

      Estudos sobre a Deficiência: Mesas Redondas
      13 a 15 de agosto – São Paulo

      “Memorial da Inclusão: os caminhos da pessoa com deficiência”, tem o prazer de organizar mais uma rodada de debates abordando o tema dos Estudos sobre a Deficiência.
      Os chamados Disability Studies consistem num campo de estudos interdisciplinar que ganhou projeção mundial, tendo origem no contexto anglo-saxão, em meados da década de 1960. A proposta principal desse movimento intelectual, que mais tarde, acabou compondo os discursos dos movimentos ligados aos direitos das pessoas com deficiência, é a de que a deficiência não é simplesmente uma tragédia individual cuja “solução” estaria reservada aos quartos dos hospitais e centros de reabilitação. Ela é muito mais do que isso, portando dimensões sociais e políticas. Nessa perspectiva, as inciativas nesse campo visam gerar debates públicos que desconstroem preconceitos e retiram da deficiência a noção de ‘doença’, ‘degeneração’ e ‘desvio’ e a situam na perspectiva de uma condição da diversidade humana – como mulheres, negros, gays, indígenas e outras minorias – sem, no entanto, criar rótulos e identidades férreas.
      Nesse sentido o Memorial da Inclusão vem procurando incentivar, fomentar trabalhos, realizar debates e encontros entre especialistas e simpatizantes do tema a fim de agregar esforços para a construção de uma sociedade mais inclusiva. Em junho de 2013 organizamos o evento “Conflitos, Direitos e Diversidade: I Simpósio Internacional de Estudos sobre a Deficiência”, e em abril a mesa redonda “Gêneros & Deficiência” durante a XIII REATECH.
      Seguindo esse movimento, realizaremos, no contexto da Reabilitação Feira + Fórum2014 (http://goo.gl/jrKNn7), mais quatro mesas redondas temáticas compostas por reconhecidos especialistas nos respectivos assuntos.

      Confira a programação e o folder de divulgação anexados

      Inscrições pelo link:

      LINKS para consulta: