quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Curso de Educação Especial - Docentes


Professores aprovados para a 1ª chamada do curso Educação Especial e Inclusiva devem enviar documentos até o dia 8/12. Foi classificado? Confira o procedimento: http://bit.ly/1jNmDi7

Autismo

Autismo pode ser identificado nos primeiros meses de vida, diz estudo.
Cientistas identificaram contato visual reduzido em recém-nascidos posteriormente diagnosticados com o transtorno

Uma pesquisa conduzida por cientistas americanos sugere que o autismo, disfunção que afeta a capacidade de socialização do indivíduo, pode ser identificado em bebês com até dois meses de vida. Os estudiosos analisaram o olhar das crianças, do nascimento até os três anos, em direção aos rostos de outras pessoas .

LIBRAS


Alunos com deficiência auditiva ou na fala do Ensino Fundamental e Médio podem se inscrever no curso inédito de LIBRAS da rede estadual. O curso é online e pode ser acessado de qualquer computador! Participe: http://bit.ly/19PuSrH

Virada Inclusiva


Virada Inclusiva

4ª Virada Inclusiva Celebrando o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência em 03/dez/2013.

Shows, oficinas, apresentações, mostras teatrais, exposições, partidas, gincanas e demais manifestações de arte, cultura, esporte e lazer em uma variada gama de lugares em diversos municípios do estado de São Paulo. As atividades acontecem entre os dias 30 de novembro, 1 e 3 de dezembro de 2013.


segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Nova Página do Núcleo Pedagógico

SARESP/2013 - Boa Avaliação a todos!

Exame do Saresp será aplicado em mais de cinco mil escolas do Estado nos próximos dias 26 e 27 de novembro. Confira as dicas e orientações para os mais de 2,5 milhões de alunos que participarão do exame: http://bit.ly/I69jtE


NÚCLEO PEDAGÓGICO 
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO OSASCO


A DIRETORIA DE OSASCO PARABENIZA A TODOS, ALUNOS, PROFESSORES, COORDENADORES DO CEL E DO NÚCLEO PEDAGÓGICO NO PROGRAMA “MOBILIDADE INTERNACIONAL”.
O PRÊMIO É UMA BOLSA DE ESTUDOS OFERECIDA PELA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO COM DESTINO À ARGENTINA, FRANÇA E INGLATERRA, NUM PERÍODO DE 20 DIAS NO MÊS DE DEZEMBRO/2013 E JANEIRO/2014.
TODO EMPENHO E DEDICAÇÃO SÓ PODERIA RESULTAR NESTA ETAPA ALCANÇADA COM ÊXITO.
 




O Núcleo Pedagógico é um espaço onde as ideais de transformação e diálogo na escola pública estão em permanente construção e, portanto, sua participação é importante. Contamos com sua participação e colaboração. Fale Conosco através do e-mail do Núcleo Pedagógico: deoscnpe@see.sp.gov.br ou no e-mail dos Professores Coordenadores de Núcleo Pedagógico.




Sejam todos Bem-Vindos!





 
Rosmeire Frare Muller  
     Diretora do Núcleo Pedagógico     
                 Diretoria de Ensino -Região Osasco 

                                          

 


Feliz Natal a todos!
                                                                                         


 
 

 
Sequência Didática desenvolvida pela Professora Tatiana na Unidade Escolar: "Prof. Dr. Luiz Lustosa da Silva". Reescrita de um conto.


O projeto Circuito Cultural  em seu quarto ano consecutivo esteve a todo vapor na Diretoria de Ensino Região Osasco.


 

O projeto foi trabalhado com o objetivo de promover a inclusão cultural, através de apresentações teatrais, oficinas de contação de história, produção audiovisual e exibição de cinema de longa e curta-metragem.

Nas oficinas, após lições variadas os alunos criaram suas próprias histórias, que foram selecionadas por uma comissão julgadora, utilizando critérios como: adequação ao tema proposto, enredo, criatividade e adaptação cinematográfica. Ao final, a história vencedora, da Escola Jardim Cipava II foi transformada em roteiro para a produção de curta-metragem, estimulando os participantes a serem os protagonistas na produção dos filmes.O evento final ocorrido em 22/11/13 foi um Sucesso!
                               


Teatro na Unidade Escolar: "Prof. Dr. Luiz Lustosa da Silva" 



 
 
O Projeto "Revisitando as Narrativas de Aventura" desenvolvido pela Professora Patrícia Bueno do Carmo, junto aos alunos da Unidade Escolar: "Newton Espírito Santo Ayres".  
 
 
 
 


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
 
"Como PCNP de Biologia, o trabalho no Núcleo Pedagógico é incentivar a criatividade do professor para reconhecer um espaço em potencial e a contribuição científica deste para a formação dos estudantes. Cabe também ao professor motivar seus estudantes a uma postura investigativa, conduzindo as observações dos mesmos aos conteúdos escolares trabalhados na escola."

 

"O Quebra Nozes" - BALLET

Auditório Ibirapuera
No dia 29 de novembro, o Auditório Ibirapuera tem o prazer de receber o clássico "O Quebra- Nozes", encenado pelo balé da Associação de Ballet e Artes para Cegos Fernanda Biacchini. Garanta já o seu ingresso: http://bit.ly/I8aYiv
 


 


domingo, 24 de novembro de 2013

Síndrome de DOWN


Você conhece o papel do mediador? Ele funciona como um facilitador da inclusão de alunos com deficiência. Muitas escolas particulares requerem sua presença na sala de aula ao lado dos alunos com deficiência. Mas a prática é polêmica, e o Ministério Público diz que as famílias não devem pagar para que seus filhos sejam incluídos.http://www.inclusive.org.br/?p=25790

Autismo



Mãe conta em livro as dificuldades e conquistas do filho autista de 32 anos. Conheça a história de Dalva Tabachi: http://folha.com/no1375633(via Folha Equilíbrio)

Decoração de Natal 2013


Diretoria de Ensino Região Osasco

Parabéns ao Professor PMEC Valdemar pelas suas excelentes ideias e capacidade de reaproveitar e reciclar materiais. 

Parabéns a todos que contribuíram para que pelo terceiro ano consecutivo possamos apreciar uma decoração diferenciada e criativa.




























sábado, 23 de novembro de 2013

ECA - CNJ

Conselho Nacional de Justiça (CNJ)
Art. 240. Produzir, reproduzir, dirigir, fotografar, filmar ou registrar, por qualquer meio, cena de sexo explícito ou pornográfica, envolvendo criança ou adolescente:

Pena – reclusão, de 4 (quatro) a 8 (oito) anos, e multa.
Estatuto da Criança e do Adolescente: 
http://bit.ly/om4A3Z
 

Síndrome de DOWN

Movimento Down
Por lei, os concursos públicos devem reservar vagas para pessoas com deficiência e adaptar as provas às necessidades destes candidatos. Mas como adaptar estes textos para as pessoas com deficiência intelectual?
Para responder esta pergunta, a Subprocuradora-Geral do Trabalho do Ministério Público do trabalho, Maria Aparecida Gugel, apresentou uma tese no XX Congresso Nacional do Ministério Público. Com o título “Concurso Público para Pessoas com Deficiência Intelectual”, o texto cita as considerações sobre comunicação fácil do Movimento Down.

Saiba mais no nosso portal: 
http://bit.ly/1fs149v

Crédito da foto: Rosilene Miliotti-Imagens do Povo/Movimento Down

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Informações SARESP!

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Cerca de 2,5 milhões de alunos realizarão as provas do Saresp na próxima semana. Neste ano, o exame será aplicado também para alunos do 2º ano do Ensino Fundamental: http://bit.ly/16VgZZ3