segunda-feira, 27 de maio de 2013

Autismo

Você sabe o que é Autismo?? Saiba mais no nosso site:

Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social - ABADS
abads.org.br
Autismo - O que é?Segundo a Classificação Internacional das Doenças (CID-10) “o autismo infantil é descrito como um transtorno global do desenvolvimento caracterizado por um desenvolvimento anormal ou alterado, manifestado antes da idade de 3 anos; ap

sábado, 25 de maio de 2013

Acessibilidade

Acessibilidade é um direito. 

Conheça uma peça de teatro totalmente acessível e com trilha de Maria Gadú 

Acessibilidade é um direito. 

Conheça uma peça de teatro totalmente acessível e com trilha de Maria Gadú 

http://bit.ly/ZifbaH

quarta-feira, 22 de maio de 2013

LIBRAS

Bacana! Materiais produzido pela Secretaria Municipal da Educação sobre Libras.



http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Projetos/BibliPed/Anonimo/Publica_EdEsp.aspx?MenuID=183&MenuIDAberto=162

Informação/Educação Especial

                                     Recurso tecnológico atenderá alunos com deficiência auditiva

Segunda-feira, 20 de maio de 2013 - 17:36



Estudantes com deficiência auditiva, na faixa de cinco a 17 anos, matriculados nas redes públicas, terão acesso ao sistema de frequência modulada pessoal (FM) a ser fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Esse recurso tecnológico visa melhorar a comunicação e interação de deficientes auditivos com professores, colegas e família, e ajudá-los a desenvolver mais rapidamente as competências sociais e a linguagem oral.

Dados da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC, indicam que 70 mil estudantes apresentam deficiência auditiva e poderão ser atendidos pelo SUS. De acordo com Martinha Clarete Dutra dos Santos, diretora de políticas da educação especial da Secadi, para se beneficiar do sistema pessoal FM, a criança ou adolescente precisa ser usuário de aparelho de amplificação sonora individual (Aasi) ou implante coclear (IC).

A decisão de oferecer o recursos tecnológico para estudantes está na Portaria nº 21, do Ministério da Saúde, publicada no Diário Oficial da União em 8 de maio deste ano. A execução do projeto é dos ministérios da Educação e da Saúde, em parceria com as redes de educação e saúde de estados e municípios.

Martinha Clarete explica que o sistema pessoal FM é composto de um microfone ligado a um transmissor de frequência modulada portátil, usado pelo professor, que capta sua voz e transmite diretamente ao receptor de FM conectado ao aparelho (Aasi ou IC) do estudante. A transmissão direta permite ao aluno ouvir a fala do professor de forma mais clara, eliminando o efeito de ruído ou reverberação do ambiente escolar, além de suprimir a distância entre o sinal de fala do educador e o aluno.

Pesquisa – Para identificar os benefícios pedagógicos do uso do sistema pessoal FM no contexto escolar, e definir os critérios de indicação, o MEC desenvolveu, em 2012, o projeto uso do sistema de FM na escolarização de estudantes com deficiência auditiva em escolas públicas. A pesquisa envolveu 106 escolas, 202 estudantes e 99 professores do atendimento educacional especializado, nas cinco regiões do país.

Martinha Clarete informa que a pesquisa comprovou a eficácia do sistema FM por usuários de Aasi e IC na promoção de acessibilidade no contexto escolar, ampliando as condições de comunicação e interação entre alunos e professores. Ficou claro que o sistema FM agrega uma melhora na comunicação entre os alunos que o utilizam e os demais colegas, professores e pais. Ao melhorar a interação e comunicação oral, diz Martinha, eles desenvolvem mais rapidamente as competências sociais, resultando em exposição maior à linguagem oral.

Articulação – Para que a tecnologia chegue aos alunos será necessária uma articulação entre as redes de educação pública e o SUS, em estados e municípios. Cabe ao MEC qualificar os professores para identificar os potenciais usuários; será responsabilidade das escolas encaminhar os estudantes aos postos de saúde do município. No posto de saúde, a criança ou jovem será examinado por um médico otorrino, que vai fazer a configuração do aparelho e definir a faixa de frequência individual, para que a voz do professor chegue limpa e o aparelho cumpra sua função.

Martinha Clarete diz que é importante o esforço de todos para que a tecnologia chegue aos estudantes que dela precisam e que seu uso amplie as possibilidades de aprendizado. “Não adianta ter um recurso de alta tecnologia se não soubermos usá-lo adequadamente”, explica. 

Ionice Lorenzoni

Informação/Educação Especial

Anac pede explicações à Azul após cegos serem barrados em voo.

Anac pede explicações à Azul após cegos serem barrados em voo. http://folha.com/no1282611

segunda-feira, 20 de maio de 2013

CNJ/Acessibilidade


A acessibilidade é um direito de todos! Não exija esse direito somente se precisar. Possibilitar o acesso é uma questão de cidadania. Conheça a lei que trata desse assunto: http://bit.ly/125l7Bp.

CNJ - Lei 11.259/2005


De acordo com a Lei nº 11.259/2005 conhecida como “Lei de Busca Imediata” não é necessário esperar 24h para registrar Boletim de Ocorrência por desaparecimento. Em fevereiro de 2010 a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República em parceria com o Ministério da Justiça e com o apoio da Rede Nacional de Identificação e Localização de Crianças e Adolescentes Desaparecidas, desenvolveram o Cadastro Nacional de Crianças e Adolescentes Desaparecidas. O Cadastro consiste em um banco de dados alimentado com informações sobre crianças e adolescentes desaparecidos, incluindo as pessoais, como também as informações relativas à identificação civil e à imagem. O objetivo é resguardar os direitos humanos de crianças e adolescentes visando ampliar um esforço coletivo para a busca e localização dos desaparecidos. Para cadastrar um desaparecido acesse:www.desaparecidos.gov.br

Dia do Pedagogo - Parabéns



sexta-feira, 17 de maio de 2013

CNJ - Divulgação


Segundo a Lei Complementar n. 142, sancionada em 9/5, nos casos de deficiência grave, a aposentadoria será concedida após 25 anos de tempo de contribuição para homens e 20 anos para mulheres. O tempo de contribuição passa para 29 anos para homens e 24 anos para mulheres no caso de deficiência moderada. Não houve redução para os portadores de deficiência leve, pois, nesses casos, não há impedimentos e dificuldades que justifiquem o tempo menor de contribuição.
Leia mais: http://bit.ly/YIG6ff 
Acesse a Lei Complementar n. 142: http://bit.ly/146kGam

Divulgação


17/05/2013 16h10 | Publicado por: Olívia Freitas

No CMAIS+: Estudo: estímulos elétricos no cérebro ajudam alunos a fazer cálculos
A aplicação de estímulos elétricos de alta frequência no cérebro poderia aumentar as habilidades matemáticas de uma pessoa por até seis meses, segundo pesquisadores da Universidade de Oxford. Saiba mais.

Inclusão


Estruc Diversidade Assessoria e Consultoria Empresarial Inclusiva LTDA adicionou uma nova foto.
Foto

Derdic/PUC-SP


"A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida disponibilizará intérpretes de Libras para o sarau do rapper Crônica Mendes e para duas sessões de comédia stand up, com Rafael Cortez, Rafinha Bastos, Fábio Porchat e demais convidados. As apresentações com tradução para língua de sinais acontecem no domingo (19). Mais informações no link abaixo."

Movimento DOWN


O Ministério da Saúde anunciou uma série de medidas que irão beneficiar as pessoas com deficiência em todo o país, que passarão a ter acesso a novos serviços e equipamentos no Sistema Único de Saúde (SUS). 
Serão inaugurados 29 Centros Especializados de Reabilitação (CER) com transporte gratuito em 25 municípios de 20 estados, 18 oficinas de órteses e próteses, além da incorporação de seis novos modelos de cadeiras de rodas e o sistema FM, acessório para aparelhos auditivos. 
Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, as ações terão aporte de R$ 205,2 milhões e vão atingir 944 mil pessoas por ano. 

Saiba mais no nosso portal: http://bit.ly/184oBa5

Crédito da foto: Antonio Cruz/ABr
O Ministério da Saúde anunciou uma série de medidas que irão beneficiar as pessoas com deficiência em todo o país, que passarão a ter acesso a novos serviços e equipamentos no Sistema Único de Saúde (SUS). 
Serão inaugurados 29 Centros Especializados de Reabilitação (CER) com transporte gratuito em 25 municípios de 20 estados, 18 oficinas de órteses e próteses, além da incorporação de seis novos modelos de cadeiras de rodas e o sistema FM, acessório para aparelhos auditivos. 
Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, as ações terão aporte de R$ 205,2 milhões e vão atingir 944 mil pessoas por ano. 

Saiba mais no nosso portal: http://bit.ly/184oBa5

Crédito da foto: Antonio Cruz/ABr

terça-feira, 14 de maio de 2013

Derdic/PUC-SP


Foi lançado em abril o volume 25 da Revista "Distúrbios da Comunicação", primeiro número da revista publicado em 2013. Confiram!

"A revista Distúrbios da Comunicação é uma publicação científica quadrimestral do Curso de Fonoaudiologia, Pós Graduação em Fonoaudiologia e Derdic (Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação) - PUCSP. Tem por finalidade a fundamentação, através de evidências científicas, da Fonoaudiologia em uma vertente em que as ciências humanas são também incorporadas."

segunda-feira, 13 de maio de 2013

LIBRAS

Estruc Diversidade Assessoria e Consultoria Empresarial Inclusiva LTDA compartilhou a foto de O Silêncio não é Mudo - LIBRAS.
Foto

Autismo

Aos 14 anos, menino autista faz mestrado em física quântica. http://folha.com/no1277664
(Foto: BBC)
Aos 14 anos, menino autista faz mestrado em física quântica. http://folha.com/no1277664 
(Foto: BBC)

Informações Importantes!

LEI COMPLEMENTAR REGULAMENTA APOSENTADORIA ESPECIAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Pessoas com síndrome de Down têm direito à aposentadoria especial. Crédito da imagem: Vitor Madeira/Imagens do Povo
Na última quinta-feira, foi publicada no Diário Oficial da União a Lei Complementar 142/2013, que regulamenta a concessão de aposentadoria da pessoa com deficiência segurada do Regime Geral de Previdência Social – RGPS. A lei, que entrará em vigor dentro de seis meses, considera pessoa com deficiência aquela que tem impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. As pessoas com síndrome de Down estão incluídas no relatório, de autoria do senador Lindbergh Farias.
A Lei Complementar é um grande avanço para as pessoas com deficiência no Brasil, pois facilita o processo de aposentadoria para aqueles que encontram barreiras que podem obstruir sua participação na sociedade em condições de igualdade com as demais pessoas ao longo de sua vida.
A aposentadora especial para as pessoas com deficiência estava prevista na Constituição Federal desde 2005, mas não podia ser exercida na prática porque não havia Lei Complementar para regulamentar a prática.
A concessão de aposentadoria é garantida ao segurado com deficiência nas seguintes condições, conforme regra do artigo terceiro:
a) aos 25 anos de tempo de contribuição, se homem, e 20 anos, se mulher, no caso de segurado com deficiência grave;
b) aos 29 anos de tempo de contribuição, se homem, e 24 anos, se mulher, no caso de segurado com deficiência moderada;
c) aos 33 anos de tempo de contribuição, se homem, e 28 anos, se mulher, no caso de segurado com deficiência leve; ou
d) aos 60 anos de idade, se homem, e 55 anos de idade, se mulher, independentemente do grau de deficiência, desde que cumprido tempo mínimo de contribuição de 15 anos e comprovada a existência de deficiência durante igual período.
Para se enquadrar nas condições especificadas acima, a pessoa deverá passar por uma avaliação médica e funcional, por meio da perícia própria do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS.
Já na hipótese do segurado, após a filiação ao Regime Geral de Previdência Social, tornar-se pessoa com deficiência, ou tiver seu grau de deficiência alterado, os parâmetros estabelecidos no artigo terceiro serão proporcionalmente ajustados, considerando-se o número de anos em que o segurado exerceu atividade laboral sem deficiência e com deficiência, observado o grau de deficiência correspondente. Veja a integra da lei neste link.

domingo, 12 de maio de 2013

Homenagem ao Dia das Mães


YouTube - Vídeos desse e-mail

Síndrome de Down


Viva! Breno Viola conquistou nesta sexta-feira a medalha de bronze em uma das etapas mais importantes do Judo For All (ou Judô para Todos, em tradução livre) em Ravenna, na Itália. O Movimento Down parabeniza a equipe brasileira presente no evento!

O Judo For All é voltado para judocas com deficiência intelectual, já que nos Jogos Paraolímpicos o esporte é disputado apenas por atletas com deficiência visual. O campeonato recebe competidores de países como Estados Unidos, Costa Rica, Hungria, Noruega, Escócia, Itália, Holanda e Alemanha, além do Brasil.

As informações e a foto são de Ricardo Lúcio, técnico e chefe de delegação brasileira.

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Dia das Mães


Feliz Dia das Mães!

Feliz Dia das Mães (Paulo Coelho)

e

Arquivo anexo: Expressa-te...wmv

Link no Youtube com audiodescrição: http://www.youtube.com/watch?v=YLgrdNh0tz8

Movimento DOWN


“Ela, tão pequena, me enche de felicidade diariamente. O sorriso, a mãozinha pegando os objetos, o olhar me acompanhando, o reconhecimento dos pés… Para muitos parece pouco, para mim é um universo de alegria”.

Na semana do dias das mães, nossa colunista Ivelise Giarolla fala, em seu novo depoimento para o portal do Movimento Down, sobre os primeiros meses de vida da filha Lorena, que tem síndrome de Down. 

Confira o texto completo no nosso portal: http://bit.ly/12jdibN
“Ela, tão pequena, me enche de felicidade diariamente. O sorriso, a mãozinha pegando os objetos, o olhar me acompanhando, o reconhecimento dos pés… Para muitos parece pouco, para mim é um universo de alegria”.

Na semana do dias das mães, nossa colunista Ivelise Giarolla fala, em seu novo depoimento para o portal do Movimento Down, sobre os primeiros meses de vida da filha Lorena, que tem síndrome de Down. 

Confira o texto completo no nosso portal: http://bit.ly/12jdibN

Dia das Mães


Para lembrar o dia das mães, no próximo domingo (12), vejam este poema gestual sobre pais e filhos!

"No poema gestual dos italianos Antonio Cannata e Giovanni Menta, são contados – com muita beleza – diferentes momentos da trajetória de pais e filhos, até a separação desses. Uma poesia em língua de sinais fácil de ser compreendida por todos." Fonte: 

Dia das Mães



terça-feira, 7 de maio de 2013

Derdic/PUC/SP


No Blog do Estadão, Vencer Limites, o jornalista Luiz Alexandre Ventura repercute a publicação da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida sobre Dicas de Relacionamento com Pessoas com Deficiência. Compartilhe também. Quanto mais informação, menos preconceito!
O que você precisa saber sobre pessoas com deficiência
O que você precisa saber sobre pessoas com deficiência

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Divulgação


Vem aí!!!

“Simpósio de atenção à pessoa com surdocegueira".

Dia: 20 de maio de 2013.

Local: Campus Monte Alegre, 239 - Anfiteatro - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP.

Divulgação

http://www.pucsp.br/laborvox/download/JVA_74_PDF_FINAL.pdf

Bom dia pessoal! Confiram o nro 74. do Jornal "Voz Ativa", primeiro de 2013. Esta é uma publicação do Laborvox, que faz parte do Programa de Estudos Pós Graduados da PUC-SP. A versão completa está disponível em: http://www.pucsp.br/laborvox/jornal_voz_ativa/index.html
Bom dia pessoal! Confiram o nro 74. do Jornal "Voz Ativa", primeiro de 2013. Esta é uma publicação do Laborvox, que faz parte do Programa de Estudos Pós Graduados da PUC-SP. A versão completa está disponível em: http://www.pucsp.br/laborvox/jornal_voz_ativa/index.html

Participem!


São Paulo em Busca das Crianças e Adolescentes Desaparecidos: 
evento apresenta cenário e ações da Comissão

Logomarca do Programa São Paulo em Busca das Crianças e Adolescentes Desaparecidos

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo convida para o evento “São Paulo em 
Busca das Crianças e Adolescentes Desaparecidos”, no dia 24 de maio de 2013, a partir das 9h, na sede da Secretaria, 
na Barra Funda, capital.

Desde 2012, o Decreto Nº 58.074 estabeleceu o dia 25 de Maio como o Dia Estadual da Criança e do Adolescente 
Desaparecido, em paralelo ao dia que já existe internacionalmente e também instituiu o Programa “São Paulo em Busca 
das Crianças e Adolescentes Desaparecidos”, que inclui uma Comissão multidisciplinar envolvendo várias pastas do Governo 
do Estado de São Paulo.

Ciente da gravidade representada pelos 9 mil casos anuais de desaparecimento de crianças e adolescentes, o Governo do 
Estado de São Paulo mobilizou as Secretarias e convidou a sociedade civil para juntos coordenarem este Programa com 
múltiplas ações de prevenção, sensibilização, esclarecimento e busca.

O evento que acontece no dia 24 de maio marca o aniversário de um ano do lançamento do Decreto e apresenta um panorama 
geral sobre as crianças e adolescentes desaparecidos, bem como as ações desenvolvidas ao longo do último ano pela Comissão. 
Na ocasião, será apresentado o sistema de digitalização de imagem em escolas.

A foto ainda é a melhor e mais rápida forma de localização de uma pessoa desaparecida. Entretanto, crianças mudam de fisionomia 
rapidamente, sendo necessário o arquivo periódico dessas imagens. A foto atualizada, disponível nessas instituições, será acessada 
também pela Polícia assim que a família registrar o Boletim de Ocorrência do desaparecimento. A foto possibilita também que sejam 
realizados processos de progressão da imagem para estimar a fisionomia atual da criança, mesmo que o desaparecimento tenha ocorrido 
há vários anos.

A polícia de São Paulo já realiza procedimentos de envelhecimento de fotos em 3D e, desde 2012, esse serviço está disponível para 
a população. No evento do dia 24 de maio, os participantes podem conferir de perto como funcionam a captação de imagem e o processo 
de envelhecimento das fotos.

Segundo a Delegacia de Pessoas Desaparecidas do Estado de São Paulo, ligada ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa 
(DHPP), uma média de 60 casos de desaparecimento de pessoas são registrados diariamente. 
No estado de São Paulo são registrados, em média, 22 mil desaparecimentos ao ano. Desses, 9 mil são crianças e adolescentes, com 
faixa etária até 18 anos. Das crianças e adolescentes desaparecidos, mais de 10% apresentam algum tipo de deficiência.


Serviço
São Paulo em Busca das Crianças e Adolescentes Desaparecidos
Data: 24 de maio de 2013, das 9h às 13h
Local: sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Endereço: Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564, portão 10, ao lado da estação de metrô e trem Barra Funda, São Paulo, SP


Participe!

Derdic/PUC-SP


"Estudo feito pelo Sindicato dos Professores de São Paulo (Sinpro SP), mostra que 63% dos professores entrevistados (1651 docentes da rede básica de ensino) já tiveram problema na voz, sendo que 11% apresentava alguma alteração no momento da pesquisa. Entre 14 sintomas listados que denotam problemas como rouquidão, pigarro, garganta seca, entre outros, cada pessoa respondeu que tinha, em média, 3,7 sintomas."

Vejam a matéria na íntegra em: