terça-feira, 30 de outubro de 2012

Divulgação

Paralimpíadas Escolares

A delegação campeã das Paralimpíadas Escolares 2012 é a do Rio de Janeiro. São Paulo ficou em 2º
Saúde

Abertas vagas para residência médica em Medicina Física e Reabilitação, até 31/10

Cidadania
Caravana da Inclusão chega a Orlândia. Próxima cidade é Paraguaçu Paulista, em 10/11.

Divulgação




O encerramento do 4º Concurso de Moda Inclusiva vem acompanhado do 1º Forum Internacional de Moda Inclusiva e Sustentabilidade. O desfile revelará os vencedores de 2012. No Fórum, serão debatidas questões sobre sustentabilidade e moda sob o ponto de vista inclusivo. Inscrições abertas.




O Desfile de Moda Inclusiva com vencedores de
2012 acontece em 13 de novembro. Participe!



Notícias

- Ativações com Time São Paulo acontecem nas 91 Diretorias Regionais. Confira Calendário
- III Prêmio Ações Inclusivas para Pessoas com Deficiência entra na etapa da avaliação dos inscritos. Entrega do Prêmio é em 12/12/12
- Memorial da Inclusão fecha o mês das crianças com recepção aos pequenos
- Congresso Médico da Santa Casa discute deficiência

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Interessante!



Interessante!




Divulgação


Áreas de Atuacão

A construção de conhecimento e a incidência transformadora nos campos da comunicação e do jornalismo, a partir do marco dos direitos, da democracia e do desenvolvimento sustentável têm como pano de fundo o fortalecimento de alguns dos papéis centrais da mídia nos regimes democráticos:
• Oferecer informação confiável e contextualizada, para que os cidadãos e as cidadãs possam participar ativamente da vida política, fiscalizando e cobrando a promoção de seus direitos.
• Ser pluralista na construção de uma agenda de debates, contribuindo para que temas relevantes para o desenvolvimento humano alimentem a esfera pública de discussões a partir do posicionamento (e da legitimação) de um maior número de atores.
• Exercer accountability em relação ao Estado e às políticas públicas, de forma a colaborar para que os governantes (e também o setor privado e a sociedade civil) sejam mais responsáveis em relação aos processos de formulação, execução e avaliação de ações e programas.

Estes elementos inspiram a ANDI em todas as suas ações, estruturadas segundo três áreas de atuação:
Infância e Juventude
É direito de todos viver infância e adolescência em ambientes familiar, social e natural saudáveis, reconhecedores da riqueza na diversidade humana e facilitadores permanentes do desenvolvimento das aptidões físicas, intelectuais e do espírito. A ANDI busca contribuir para que os atores do campo da comunicação, nos diversos conteúdos que produzem ou distribuem (jornalismo, publicidade, entretenimento...), reconheçam e saibam responder com responsabilidade ao lugar privilegiado que ocupam na observação vigilante do interesse superior de crianças e adolescentes, acordado na Convenção sobre os Direitos da Criança (1989). O acordo internacional compreende que são estes os seres mais vulneráveis na sociedade e, portanto, dignos de proteção absoluta e atenção especial. No caso específico da imprensa, a ANDI enfatiza ainda o fato de que o olhar sobre a vida de crianças e jovens agrega enorme qualidade e profundidade à investigação jornalística, porque oferece aos próprios responsáveis pela constituição da notícia um acesso muito direto e sensibilizador às raízes dos problemas contemporâneos. Como segmentos mais vulneráveis, crianças e adolescentes são as primeiras vítimas de toda forma de desestruturação – familiar, social ou climática.
Inclusão e Sustentabilidade
Não existe sustentabilidade para a vida humana sem harmonia na relação entre os indivíduos e o meio ambiente – e tampouco sem que a democracia torne-se sinônimo da promoção plena do diálogo criativo e da inclusão irrestrita. Sabemos que o jornalismo e a mídia em geral – por sua enorme influência na formação da agenda pública, no fornecimento de informações contextualizadas e como fiscalizador das instituições de interesse público – cumprem papel decisivo no debate sobre qual desenvolvimento queremos e sobre as políticas implementadas com o fim de alcançar esses objetivos. Ao atuar diretamente sobre temas e problemas urgentes para as nossas sociedades (meio ambiente, responsabilidade empresarial, gênero e etnia, para mencionar alguns deles) a ANDI busca contribuir para um processo de desenvolvimento inclusivo e sustentável – tendo sempre como base ferramentas e tecnologias sociais do campo da comunicação.
Políticas de Comunicação
A construção de um ecossistema de mídia diverso e plural é essencial em todos os aspectos relacionados à vitalidade das democracias, ao crescimento econômico, à plena inclusão dos cidadãos e ao desenvolvimento sustentável. Estão em jogo o direito fundamental de acesso à informação e a liberdade para gerar e difundir conhecimentos. Um sistema democrático de mídia é também de significativa influência na promoção do jornalismo de qualidade, da publicidade socialmente responsável e do entretenimento construtivo. A ANDI dedica-se a gerar conhecimento e a exercer advocacy para o aprimoramento dos marcos regulatórios em comunicação. Considera igualmente essenciais a existência tanto de uma cultura de auto-regulação e responsabilidade social empresarial como de mecanismos democráticos de regulação nas áreas de infraestrutura e de conteúdo – que só podem ser efetivos com a participação ativa dos mais diversos setores da sociedade civil.

DIVULGAÇÃO

Paralimpíadas Escolares

A delegação campeã das Paralimpíadas Escolares 2012 é a do Rio de Janeiro, com 80 pontos. São Paulo ficou em 2º lugar.

Esporte


Ativações com Time São Paulo acontecem nas 91 Diretorias Regionais. Confira Calendário.

Cidadania
Caravana da Inclusão chega a Orlândia. Próxima cidade é Paraguaçu Paulista, em 10/11.

Divulgação

- Interação e animação marcam visita de crianças ao Memorial da Inclusão
- III Prêmio Ações Inclusivas para Pessoas com Deficiência entra na etapa da avaliação dos inscritos. Entrega do Prêmio é em 12/12/12
- Congresso Médico da Santa Casa discute deficiência

DIVULGAÇÃO


Fórum sobre moda e sustentabilidade e Desfile do 4º Concurso Moda Inclusiva acontecem em novembro. Inscreva-se!


O 1º Fórum Internacional de Moda Inclusiva e Sustentabilidade, realizado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo acontecerá em 13 de novembro no Museu Brasileiro de Escultura. É preciso fazer inscrições para participar.




Público verá os 20 looks escolhidos de todo o Brasil
produzidos para pessoas com deficiência.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

SERVIÇO

As entidades abaixo são afiliadas da Associação Brasileira de Desportos de Cegos (ABCD). São locais onde é possível se informar sobre esportes para cegos em algumas regiões. Tome nota: 

Associação 3IN - Inclusão, Integridade e Independência. 

São Paulo - SP

Tel.: (11) 3078-2805

e-mail: ong3in@hotmail.com  


AVAPE




www.avapenet.com.br 

Tel: (11) 4362-9310


Super Ação

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

DIVULGAÇÃO

 Caravana da Inclusão vai a Itapeva. Próxima é Orlândia.

- Pesquisa aponta impacto da prática esportiva em pessoas com deficiência e

- Secretaria disponibiliza Relatório Final do 4º Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência.

DIVULGAÇÃO

Exposição
Memorial da Inclusão para Crianças recebe primeiro grupo


DIVULGAÇÃO

Formação

Congresso Médico da Santa Casa discute deficiência


DIVULGAÇÃO

Ativações com Time São Paulo acontecem nas 91 Diretorias Regionais

O objetivo é disseminar entre os alunos das escolas públicas o quanto a atividade física favorece a inclusão social das pessoas com deficiência. As ativações começaram em 27 de setembro em várias cidades do interior paulista e seguem até dezembro. Confira a programação.


Fernando Fernandes é atleta da paracanoagem do Time São Paulo e está na programação.

Dia dos Professores

"Teachers open the door. You enter by yourself". 

(Proverb Chinese)

domingo, 14 de outubro de 2012

DIA DO PROFESSOR

"A suprema arte do professor é despertar a alegria na expressão criativa do conhecimento, dar liberdade para que cada estudante desenvolva sua forma de pensar e entender o mundo, assim criamos pensadores, cientistas e artistas que expressarão em seus trabalhos aquilo que aprenderam com seus mestres.
( Albert Einstein )

sábado, 13 de outubro de 2012

DIVULGAÇÃO



Em comemoração ao dia das crianças (12/10), o Memorial da Inclusão prepara para o mês de outubro uma programação especial ao público infantil. Nos dias 11, 18 e 25 deste mês, das 14h às 16h, contadores de história irão entreter crianças de quatro a 10 anos com histórias sobre inclusão social.
A atração terá a animação de bonecos e contará histórias dos livros infantis Júlia e seus amigos, de Lia Crespo, e Rodrigo enxerga tudo, de Markiano Filho. As inscrições estão abertas para grupos de até 40 crianças, que serão divididas em duas turmas, de quatro a seis anos e de sete a 10 anos.
A ação tem o objetivo de estimular, a sensibilidade das crianças à diversidade humana e permitir a interação delas com cadeira de rodas, bengalas e outros objetos de uso diário da pessoa com deficiência, para que tenham contato com este universo.
Com seu acervo principal localizado na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, na Barra Funda, o Memorial da Inclusão tem como um dos seus destaques a Sala Preparatória dos Sentidos: um local escuro, com painéis de texturas diversas, alteração de temperatura e sensores sonoros e de odor. Outra novidade é a instalação de sound tubes, para pessoas com deficiência visual que não lêem em Braile.
http://www.setor3.com.br/imagens/setor3/border-top-cont-exp.gif
Serviço:
Memorial da Inclusão para crianças
Data: 4, 11, 18 e 25 de outubro
Horário: das 14h às 16h
Local: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 - Portão 10 - Barra Funda - São Paulo
Entrada franca
Os interessados podem se inscrever por e-mail, para memorial.sedpcd@sp.gov.br ou pelo telefone (11) 5212-3727.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Interação Virtual

Bom dia, colegas.

Recebi essa sugestão de atividade para escrever histórias usando interação virtual e estou socializando.

http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/historias/

Prêmio Ações Inclusivas

 
 
 

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo está com inscrições abertas para o Prêmio Ações Inclusivas para Pessoas com Deficiência, só até amanhã, 11 de outubro.
Podem participar gestores municipais e estaduais com projetos inclusivos no estado de São Paulo, representantes da Gestão pública e de instituições privadas (não governamentais), sem fins lucrativos,.
O objetivo do Prêmio é conhecer os programas, projetos e ações em prol dessa expressiva parcela da população, que soma mais de 9 milhões no estado de São Paulo, além de disseminar iniciativas inclusivas em todo o Estado e estimular implementação de novas.
Acesse o Regulamento e a ficha de inscrição em
http://pgsp.sedpcd.sp.gov.br/
Haverá 30 finalistas e as 10 melhores práticas inclusivas, segundo critérios estabelecidos no Regulamento do Prêmio, serão as vencedoras.
As campeãs terão suas práticas divulgadas em publicação distribuída na data da Cerimônia de Entrega do Prêmio e reconhecimento público no portal da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Os ganhadores receberão Troféu e Placa de Menção Honrosa. Todos os Finalistas receberão certificado de participação.
Prepare-se para a Grande Festa das Ações Inclusivas no dia 12/12/2012.
Informações sobre o III Prêmio  Ações Inclusivas para as Pessoas com Deficiência:
http://pgsp.sedpcd.sp.gov.br/
Fone: (11) 5212.3701 - Assessoria de Comunicação Institucional

FÓRUM em OSASCO

I Fórum Regional de Surdocegueira e Deficiência Múltipla Sensorial: Perspectivas Educacionais na Rede Estadual de Ensino



Na quinta-feira, dia 20 de setembro, foi realizado no Auditório B da Uniban- Anhanguera, em Osasco, o I Fórum Regional de Surdocegueira e Deficiência Múltipla Sensorial: Perspectivas Educacionais na Rede Estadual de Ensino, promovido pela Secretaria de Educação do Governo do Estado. Além de diversos especialistas e técnicos que abordaram sobre o tema foram levantados também discussões sobre ações públicas e avanços na área da educação inclusiva.



Abertura oficial pela Sra. Dirigente, profª Nilcéa Fátima Stella Almeida


A Surdocegueira é uma deficiência única que apresenta a perda da audição e visão de tal forma que a combinação das duas deficiências impossibilita o uso dos sentidos de distância, cria necessidades de desenvolver diferente comunicação para acessar informações e compreender o mundo que o cerca. Isso requer abordagem específica e um suporte educacional e social e merece uma atenção especial da rede pública de ensino para evitar o preconceito e também facilitar a integração e o acesso de pessoas com essa deficiência ao ensino público.


O evento teve a organização da Diretoria de Ensino de Osasco, mas foram recebidos nesse dia as DEs de Carapicuiba, Caierias, Itapevi, Itapecerica e Taboão da Serra. O Fórum destacou as parcerias de sucesso existentes entre o Estado e o Município. Participaram como palestrantes a Profª Dr. Shirley Rodrigues Maia, Profª Maria Elizabete da Costa, diretora do CAESP, Prof. , Newton Oliveira de Resende,diretor do CAPE, Profª Mariângela Carvalho Dezotti e Profª Tania Regina Martins Resende, técnicas do CAPE.




Profª Dr. Shirley Rodrigues Maia falando sobre a Surdocegueira


“Para uma pessoa com surdocegueira há metas que se impõem e intervenções que devem ser realizadas. É necessário desenvolver uma aprendizagem de maneira diferenciada, com metodologias específicas para abranger e esgotar todas as formas possíveis de contribuição ao seu desenvolvimento global”




Claudia Sofia (surdocega) com sua tradutora intérprete. O método utilizado por elas é o TADOMA.




A surdocega Claudia Sofia, contando sua história de vida. Uma grande lição de vida.


Hoje a Diretoria de ensino de Osasco possui 18 salas S.A.P.E (salas de apoio pedagógico especializado) onde os alunos com necessidades educacionais especiais recebem atendimento pedagógico individualizado em contra turno ao ensino regular. São 15 salas com professoras especialistas em Deficiência Intelectual (D.I.) , 2 em Deficiência Auditiva (D.A,) , 1 em Deficiência Visual (D.V.). Com essa ação começa a se preparar professores e escolas para receber e atender satisfatoriamente os alunos surdocegos. “A educação inclusiva é um grande desafio e a nossa preocupação na Diretoria é trabalhar no sentido de viabilizá-la, como também investir sempre na qualificação dos educadores” afirmou a Sra. Dirigente, profª Nilcéa Fátima Stella Almeida.


Danielle Martins Butturi

PCNPE - Educação Especial

Diretoria de Ensino Osasco

11 - 2284.8119


Dia do PROFESSOR

http://www.youtube.com/watch?v=xL4bKSB5mGQ&feature=related

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

DIVULGAÇÃO

A AMBEV está oferecendo vagas de aprendiz (com curso no SENAC) para nossos alunos com deficiência. Em vista disso, a pedido da empresa, solicitamos a divulgação do cartaz anexo. O evento de seleção da AmBev acontecerá em 5 de outubro próximo.

MUITO OBRIGADO!

quarta-feira, 3 de outubro de 2012